Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 22 de maio de 2012, 09h46

Menina com paralisia cerebral fala as primeiras palavras com ajuda de computador


                              Lexie Cooper-Barnes

A britânica Lexis Cooper-Barnes, de cinco anos, sofre de paralisia cerebral e tem dificuldade para se comunicar com os pais e amigos de escola. Mas, com a ajuda de um computador com um sistema de reconhecimento de olhos, ela conseguiu dizer as suas primeiras palavras: "Eu te amo, mãe".

O sistema usado por Lexis é parecido com o que o físico Stephen Hawking usa. Ela olha para a tela e escolhe as palavras que quer falar. O aparelho custou £ 20 mil (aproximadamente R$ 60 mil) e, para levantar o dinheiro necessário para a compra do equipamento, os pais da garota organizaram eventos para receber doações.

A sua mãe, Charlene Barnes, ficou emocionada com as palavras ditas pela sua filha. "Foi emocionante vê-la tão animada por ter uma voz pela primeira vez e isso me deixou com lágrimas nos olhos", disse ao Daily Mail.

De acordo com os médicos que cuidam da menina, ela é bastante inteligente e sofre por não conseguir se comunicar. "É muito frustrante para ela. Os médicos estão impressionados com o caso. A resposta de todo mundo foi incrível e estamos agradecidos por ela conseguir se comunicar da forma como sempre quis", finalizou a mãe. 

 

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114