Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 26 de maio de 2012, 08h36

Google tirou mais de 1,2 milhão de sites das buscas para combater a pirataria


O Google garante que está fazendo a sua parte para ajudar no combate à pirataria, diferentemente do que muita gente pensa por aí. A empresa soltou um relatório de transparência que mostra quantos endereços foram removidos do mecanismo de busca, quem mais pede por remoção de resultados e por qual motivo.

O relatório de transparência do Google já tem dois anos, mas, até então, falava apenas de remoção de conteúdo por pedidos governamentais - agora a empresa incluiu uma parte detalhando os esforços no combate à pirataria.

Ao todo, foram feitos 1.246.713 pedidos de remoção apenas no último mês. A Microsoft é a principal empresa a fazer os pedidos, com 536.716 endereços bloqueados. Os principais alvos são os sites de compartilhamento de arquivos, como FilesTube, 4Shared e sites de torrent. O Google garante que 97% do conteúdo pedido para ser removido foi tirado do mecanismo de busca desde dezembro de 2011.

"Como o relatório indica, o número de pedidos está crescendo rapidamente", afirmou um representante do Google. "Atualmente não é incomum recebermos 250 mil pedidos por semana, que é mais do que detentores de direitos autorais pediam em 2009. Apenas no mês passado foram cerca de 1,2 milhão de pedidos por mais de 1 mil detentores de direitos."

Os números são referentes apenas ao mecanismo de busca do Google, sem incluir os pedidos no Blogger e no YouTube, que também têm páginas e vídeos tirados do ar por violar direitos autorais de terceiros.

Mas o Bing...

Por mais que a Microsoft se mostre preocupada e peça para o Google remover links de arquivos protegidos por direitos autorais do seu mecanismo da busca, a empresa não parece ter a mesma preocupação com o Bing.

O Techdirt fez um teste ao procurar por arquivos de torrent do jogo Dirt 2, do Xbox 360. No Google, ao fazer a busca, o usuário encontra uma mensagem afirmando que, seguindo pedido dos detentores dos direitos autorais, o link foi retirado do ar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114