Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 13 de junho de 2012, 08h59

O que faz um tweet de notícia ser popular


Um estudo realizado pela UCLA em parceria com a Hewlett-Packard descobriu o algoritmo do tweet de notícias perfeito - ou ao menos aquele que mais dá retorno. A pesquisa analisou critérios como a fonte da notícia, a categoria em que ela se encaixa, se a linguagem era objetiva ou emocional, e se os tweets mostravam celebridades ou marcas notáveis.

Ao contrário de estudos anteriores, que focavam na trajetória de um tweet durante sua vida útil, a pesquisa atual avalia quais características prejudicam ou ajudam o tweet a se tornar viral. Foram analisados mais de 40 mil tweets de notícias, coletados através do aplicativo Feedzilla em nove dias de agosto de 2011.

Segundo a estimativa, o tweet mais 'retwitável' envolve o perfil de uma grande marca de mídia, tem linguagem sóbria em vez de exagerada ou engraçadinha, envolve uma personalidade ou grande marca e é preferencialmente da área de tecnologia (seguida pelos nichos de 'saúde' e 'diversão'). Não que todas essas características tenham que estar envolvidas para um tweet se tornar popular, mas cada uma delas faz a mensagem ganhar alguns pontos com o público.

Agora o grupo de pesquisadores está focado no desenvolvimento de uma ferramenta que possa ajudar os usuários do Twitter, em especial as marcas que estão por lá, na criação de mensagem mais efetivas. Segundo os pesquisadores, seria possível criar um tweet com 84% de chances de se tornar viral. 

                              Twitter

 

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114