Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 13 de junho de 2012, 11h43

Questionário sobre Jobs mostra passado de drogas e prisão


Um questionário feito pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos ao ex-CEO da Apple Steve Jobs foi divulgado na última segunda-feira pela revista Wired. Até então inédito, o documento mostra respostas do empresário para questões sobre uma passagem na prisão e uso de drogas, e revela também o medo que Jobs tinha de que algum membro da sua família fosse sequestrado ou que ele fosse alvo de chantagem.

Aparentemente, as perguntas foram feitas para verificar se Jobs era apto a ter acesso a segredos de Estado, tidos como de 'segurança máxima' pelo governo. Isso porque uma de suas empresas – a Pixar – teria fornecido tecnologia para as forças militares dos Estados Unidos. Nem o documento e nem o arquivo de Jobs no FBI citam negócios entre ele e o governo.

O 'interrogatório' investigou a ficha criminal de Jobs, como no episódio em que ele criou um dispositivo – que chamou de 'Blue Box' - capaz de fazer ligações telefônicas gratuitamente. "Admito que me envolvi em atividade ilícita quando descobri que podia fazer ligações de longa distância de graça com o 'Blue Box'. O objetivo não era fazer as chamadas gratuitamente, mas sim de criar um dispositivo capaz de fazê-lo. Eu tinha 14 anos de idade. Isso era um desafio técnico, e não uma empreitada para quebrar a lei".

Também foram feitas questões sobre o passado psicodélico do empresário, que admitiu usar maconha, haxixe e LSD entre os anos de 1972 e 1976. "Ingeria LSD em torrões de açúcar ou em forma gelatinosa. Não descreverei o efeito que o LSD tinha sobre mim, mas posso dizer que foi uma experiência que transformou a minha vida. Estou feliz de ter tido essa experiência", escreveu Jobs.

O fundador da Apple omitiu uma prisão por excesso de velocidade e foi questionado sobre isso pelos agentes. "Nunca fui detido por uso de drogas, nem fiz tratamento por esse motivo. Não relatei minha detenção no questionário por não pagar multa de velocidade simplesmente porque não pensei nisso ao respondê-lo".

O único medo relatado por Jobs é o de que ele poderia vir a ser chantageado no caso do sequestro de uma de suas filhas, Lisa. "Tenho uma filha ilegítima, e esse é o tipo de chantagem ou ameaça que poderia ser feito contra mim”, diz Jobs. "Mas acredito que o sequestro poderia ser realizado por dinheiro, a princípio, e não porque eu tenho acesso a material confidencial. Existe a possibilidade de chantagem e eu estou ciente disso". 

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114