Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 13 de junho de 2012, 13h09

Google Books firma parceria com autores franceses


O projeto do Google para a digitalização de obras de literatura de todo o mundo - polêmico por causa do repasse de direitos autorais aos autores - ganhou uma importante batalha na última segunda-feira. Depois de muita discussão, finalmente o projeto Google Books entrou em acordo com a principal associação de escritores da França, e pela primeira vez muitas das obras escritas no idioma serão disponibilizados ao público em geral.

O processo movido pela Associação de Publishers da França e pela Societe des Gens de Lettres - que reúne 6 mil autores da língua francesa - afirmava que o Google estava desrespeitando a lei de direitos autorais do país ao digitalizar e disponibilizar as obras no Google Books.

O acordo firmado estipula que o Google e as associações repartirão os lucros das vendas de edições digitais, com as editoras recebendo a maior parte do montante. O Google ainda aceitou as propostas da criação de um programa para jovens leitores e de um software que permita que os autores e os detentores do copyright possam acompanhar a distribuição dos livros.

O acordo é especialmente bom para o Google porque o contrato inviabilizaria a distribuição das obras em lojas online concorrentes, como a da Amazon ou da Apple, segundo uma descoberta do site PaidContent. O Google não se pronunciou sobre o caso.

Desde 2004, o projeto Google Books já escaneou mais de 20 milhões de livros em diferentes idiomas. A empresa estipula que pelo menos 75% das obras já escritas se encontram atualmente fora de catálogo ou esquecidas em domínio público. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114