Cuiabá | MT 18/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 13 de novembro de 2012, 16h49

FAPESP e Intercom realizam seminário sobre pesquisas em comunicação


Agência FAPESP – A FAPESP e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) realizou, no dia 12 de novembro, em São Paulo, o Seminário Intercom – FAPESP Caminhos cruzados: comunicar para conhecer.

O evento integra o projeto “Caminhos cruzados”, lançado pela Intercom em junho com o objetivo de homenagear instituições e personagens que, tal como a instituição que completa 35 anos este ano, fazem aniversário em 2012, para falar sobre suas trajetórias de apoio ao ensino, pesquisa, produção e difusão da comunicação no Brasil e como elas se cruzam com a da entidade.

Durante o encontro será apresentado um panorama das pesquisas realizadas nos últimos anos no país em diferentes áreas da comunicação, com apoio da FAPESP, que celebra seu cinquentenário este ano.

Na sessão da manhã, Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora e coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), fará uma revisão sobre os estudos sobre telenovela realizados na escola.

Por sua vez, Esther Império Hamburger, diretora do Cinusp Paulo Emílio e coordenadora do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (Laica) da ECA-USP, abordará estudos sobre televisão no Brasil.

As apresentações da manhã terão como moderadora Mariluce Moura, diretora executiva da revista Pesquisa FAPESP.

Na parte da tarde, Lúcia Santaella, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), falará de estudos sobre novas mídias.

Na sequência, Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), discorrerá sobre estudos em comunicação científica.

As conferências da sessão da tarde terão a moderação de Maria da Graça Mascarenhas, gerente de comunicação da FAPESP.

“O evento terá como palestrantes pesquisadores de renome que possibilitarão aos estudantes, profissionais e pesquisadores da comunicação ouvir e tomar conhecimento sobre os resultados de pesquisas relevantes que realizaram na área com apoio da FAPESP”, disse Sônia Maria Ribeiro Jaconi, professora da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e coordenadora do evento, à Agência FAPESP.

De acordo com Jaconi, a escolha da FAPESP para ser uma das instituições homenageadas foi baseada na contribuição da instituição para o avanço das ciências da comunicação no Brasil por meio da concessão de bolsas de pós-graduação e financiamentos de projetos sobre diversos temas na área.

Entre eles, estão estudos sobre televisão, que representa uma das áreas de maior destaque na pesquisa em comunicação no Brasil, e redes sociais, sobre as quais também começou a ser realizado nos últimos anos um crescente número de estudos no país.

“A FAPESP é uma instituição renomada e muito respeitada pelos pesquisadores na área da comunicação por seu apoio às pesquisas na área e pelas oportunidades que oferece para que estudantes de pós-graduação possam realizar parte de seus estudos e projetos no exterior ou em colaboração com pesquisadores estrangeiros”, destacou Jaconi.

Além da FAPESP, outras instituições homenageadas pela Intercom por meio do projeto foram a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Faculdade de Comunicação da Umesp, a Rádio Cultura, a Revista Imprensa e o Canal Futura.

A próxima instituição homenageada será a própria Intercom, que completa 35 anos de atuação este ano. “A Intercom tem hoje mais de três mil sócios e uma representação nacional e internacional muito grande”, afirmou Jaconi.

“Os congressos nacionais e regionais que realizamos recebem estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de comunicação de todo o Brasil e de diversos países do exterior”, disse a pesquisadora.

O Seminário Intercom – FAPESP Caminhos cruzados: comunicar para conhecer será realizado no Espaço da Comunicação “José Marques de Melo”, inaugurado em junho pela Intercom para a realização de eventos relacionados à área da comunicação. O espaço está localizado na R. Joaquim Antunes, nº 711, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114