Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 14 de fevereiro de 2014, 16h56

Venda de smartphones ultrapassou a de celulares em 2013


 

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, as vendas mundiais de smartphones totalizaram 968 milhões de unidades, em 2013, um crescimento de 42,3% em relação a 2012. Elas representaram 53,6% das vendas totais de telefones móveis, em 2013, e ultrapassaram os celulares mais simples pela primeira vez.

As vendas de smartphones cresceram 36% no quarto trimetre de 2013 e foram responsáveis por 57,6% de todas as vendas referents a dispositivos móveis no mesmo período, um crescimento annual de 44%. Esta contribuição crescente foi liderado pelo aumento das vendas na Améica Latina, Oriente Médio e África, Ásia e Leste Europeu, onde as vendas de smartphones aumentaram mais de 50% no quarto trimester de 2013.

Com aumento de 166,8% no period do ano passado, a Índia exibiu o maior índice de venda de smartphone entre os países estudados pelo Gartner, já a América Latina apresentou o maior crescimento regional no quarto trimester entre com 96%. A China também contribuiu significantemente com o aumento global das vendas de celulares inteligentes em 2013, com crescimento de 86,3%.

No quarto trimestre de 2013, as vendas de telefones móveis em regiões mais desenvolvidas tiverem uma demanda mais fraca, quando comparada às demais regiões. "Mercados maduros enfrentam uma limitação no potencial de crescimento destas tecnologias, pois já estão saturados com as vendas de smartphones, deixando pouco espaço para o aumento do cenário de telefonia”, diz Anshul Gupta, diretor de pesquisas do Gartner. "A falta de inovação dos hardwares aumentou o ciclo de vida dos aparelhos high-end em 2013, pois os consumidores não encontram razões contundentes para trocar de dispositivos”, concluí.

Top 4 vendedores de smartphones

Samsung: A fornecedora sul-coreana teve uma leve queda nas vendas de smartphones de 1.6% no quarto trimestre de 2013. Este fato ocorreu devido a saturação de mercados mais desenvolvidos em relação aos celulares inteligentes. O que demonstra um cenário crítico para a empresa continuar a construir uma base sólida de vendas. Segundo o Gartner, a Samsung ainda precsirá construir uma proposta de valores inerentes aos smartphones mais claros, definindo interfaces de usuários mais simples, empurrando os recursos adequados, bem como aproveitar a oportunidade de trazer inovações para se destacar além do preço neste segmento em crescimento.

Apple: O forte índice de vendas do iPhone 5s continua, assim como as demanda pelo 4s que emergiu em mercados mais consolidados ajudou a empresa a bater recordes de vendas no quarto trimestre de 2013, com 50,2 milhões de smartphones vendidos.

"No entanto, a participação da Apple em smartphones caiu tanto no período e no total de 2013, mas o crescimento das vendas contribuiu para aumentar participação no mercado global de telefonia móvel", aponta Gupta . "Com a Apple acrescentando a NTT DoCoMo, uma das principais empresa de telefonia do Japão, pela primeira vez em setembro de 2013 e assinar um acordo com a China Mobile durante o trimestre, nós já estamos vendo um aumento do crescimento no mercado japonês e devemos ver o impacto do último negócio no primeiro trimestre de 2014.”

Huawei: As vendas de smartphones da empresa chinesa cresceram 85.3% no quarto trimestre de 2013, mantendo-se a terceira companhia que mais vendeu durante o ano passado. A Huawei se moveu rapidamente para alinhar a organização com as demandas do mercado global. Essa estraégia acarretou em uma forte expansão geográfica que resultaram nos números de 2013, gerando crescimento nas regiões do Oriente Médio e África, Ásia, América Latina e Europa.

Lenovo: A outra empresa chinesa a se destacar no cenário de vendas de smartphones, viu seu negócio crescer 102% no ano passado inteiro e 63% só no quarto trimestre. A aquisição da Lenovo Motorola pelo Google deverá dar mais oportunidades de expansão para o mercado das Américas.

"A aquisição proverá a companhia chinesa proteção de patentes dos produtos ofertados e rápida expansão global”, pondera Anshul Gupta do Gartner. "Nós acreditamos que este acordo com o Google não beneficiará apenas a entrada da empresa nos EUA, mas será um passo em direção a novos mercados.”

O Gartner espera que as vendas de smartphones continuem a serem impulsionadas em 2014 e que cresçam o número de fabricantes de celulares inteligentes de baixo-custo. As vendas de smartphones devem ter uma desaceleração nos setores de aparelhos de médio e baixo valor nos mercados mais desenvolvidos. Isto levará a um declínio no preço médio de venda e uma desaceleração no crescimento da receita.

No mercado de sistemas operacionais, a participação do Android cresceu 12%, atingindo 78,4% em 2013, um aumento de 3,5% a partir de 2012. A plataforma Android continuará a crescer, com as vendas de telephones com o sistema operacional chegando a marca de um bilhão até o final de 2014.

Vendas de celulares em todo o mundo, para usuários finais, totalizaram 1,8 bilhão de unidades em 2013 , um aumento de 3,5% a partir de 2012. Os usuários compraram 490,3 celulares no quarto trimestre de 2013 , um aumento de 3,9% em comparação com o mesmo trimestre de 2012.

(Decision Report)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114