Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 20 de abril de 2017, 18h13

Wagner pede atenção popular para a osteoporose e suas sequelas


Poucos dias após os deputados aprovarem, em sua primeira fase de estudos, a criação do Dia Estadual de Prevenção, Controle e Orientação sobre a Osteoporose em Mato Grosso, o Ministério da Saúde fez um alerta. Ele reforçou a necessidade de se apostar – ainda durante a infância – nas ações de prevenção contra a doença. O sobreaviso do ministério foi feito em Joinville (SC), durante o 7º Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo.

O 7º Bradoo discutiu particularidades da formação óssea, novidades no diagnóstico das doenças osteometabólicas e apresentou novas terapêuticas importantes para o tratamento dessas doenças. Segundo o seu presidente, Dalisbor Marcelo Weber Silva, “assim como a hipertensão leva ao AVC e o colesterol alto leva ao Infarto – ambos sem dar sintomas – a osteoporose leva a fraturas de forma silenciosa, que podem ser muito graves”.

Em seu alerta, o doutor Dalisbor citou as fraturas do fêmur, em que aproximadamente 25% dos pacientes morrem em 6 meses e 30% ficam em cadeiras de rodas. Sobre o assunto, o deputado Wagner Ramos (PSD) lembrou do seu Projeto de Lei n° 32/2016. “Ele cria uma data de atenção para a Osteoporose, os cuidados que devemos ter em torno da prevenção, de avaliações e do nosso corpo”, disse o parlamentar.

Segundo ele, nesse contexto cabe à população em geral uma conscientização sobre a prática regular de exercícios físicos e os seus benefícios para que se possa obter uma melhor qualidade de vida. “É importante que a população seja informada das consequências causadas por essa doença para a prevenção dos riscos e de sua evolução”, concluiu Wagner. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114