Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Domingo, 07 de maio de 2017, 16h09

Deputados mirins serão empossados na segunda-feira


Por Ronaldo Mazza
.

Os 24 deputados eleitos para compor a 8ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-grossense tomam posse na próxima segunda-feira (08), às 17 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. A posse aos novos membros mirins será feita pelo presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (PSB).

 

Os estudantes deputados terão pela frente dois anos de mandatos. Eles são alunos das escolas públicas e privadas – do 6º ao 9º ano – de 11 municípios mato-grossenses. A idade deles varia de 12 a 16 anos.

 

Para conquistar cada uma das 24 cadeiras de deputados mirins, os estudantes tiveram que formatar projetos de lei voltados para as áreas de saúde, educação, turismo, esporte e segurança pública.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), esses jovens representam o futuro do país e têm a oportunidade de conhecer o Parlamento, um dos princípios fundamental para a formação da cidadania.

“Aqui, nesses dois anos, eles vão ter conhecimentos sobre o Parlamento, e entender o que faz um deputado. Eles vão ainda ser o multiplicador da experiência adquirida para outros colegas. Além disso, os estudantes deputados vão aprender o que é democracia. Essa relação faz crescer a cidadania”, explicou Botelho.

Os 24 parlamentares mirins representam os municípios de Cuiabá (14), Várzea Grande (01), Santo Antônio de Leverger (01), Jangada (01), Sinop (01), Diamantino (01), Nossa Senhora do Livramento (01), Rosário Oeste (01), Acorizal (01), Alto Paraguai (01) e Poconé (01).

De acordo com o Superintende do Planejamento Estratégico, Joselito Espírito Santo de Paula, a programação de posse começa a partir das 14 horas, quando o deputado Wancley Carvalho (PV), padrinho da 8ª legislatura mirim, fará a entrega de ternos para as 13 deputadas e para os 11 deputados mirins, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

 

Joselito de Paula afirmou que durante os dois anos de mandatos, os parlamentares mirins vão conhecer in loco o funcionamento do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal de Justiça, do Comando Geral da Polícia Militar e visitar o Palácio Paiaguás.

 

No final do mandato, ano que vem, de acordo com o Superintendente, eles vão a Brasília para conhecer o Congresso Nacional, Senado Federal e Câmara dos Deputados. Lá, eles serão recebidos por um senador da República ou um por deputado federal mato-grossenses.

 

O Parlamento Mirim foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na Casa de Leis, com diplomação, posse, sessão de escolha da mesa diretora e sessão ordinária.

 

Os deputados mirins selecionados são:

 

Alefe da Luz Oliveira – Cuiabá

Ana Clara Figueiredo - Cuiabá

Andressa do Nascimento Gonçalves – Santo Antônio de Leverger

Antônio Vieira da Silva Júnior – Jangada

Ariadner Manaylle Lourenço de Oliveira – Sinop

Bruno Lanzarine da Silva – Diamantino

Celso Júnior dos Santos Araújo – Cuiabá

Eduarda de Almeida Santos – Cuiabá

Franklin de Oliveira Adriano – Várzea Grande

Gabriel de Lima Adelino – Cuiabá

Gabriel Phelipe de Almeida – Cuiabá

José Vitor Crescencio – Cuiabá

Júlia Carvalho Martinho – Cuiabá

Kamilly Sayuri Miyashita – Nossa Senhora do Livramento

Karolyna da Anunciação dos Anjos – Cuiabá

Kawanny Nunes dos Santos – Rosário Oeste

Lana Maria Silva de Arruda – Cuiabá

Lívia Thais da Costa Quinteiro – Acorizal

Luiz de Oliveira Fontes Neto – Alto Paraguai

Maria Eduarda Marinho Alves de Lima – Cuiabá

Mell Hellen Dourado Maciel Silva – Cuiabá

Pedro Paschioitto Soares – Cuiabá

Thianara Jamilli da Silva Schubert – Poconé

Yori Fernando de Arruda – Cuiabá  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114