Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 08 de maio de 2017, 14h25

População discute asfaltamento da BR 274 e reclama de abandono e descaso


Centenas de pessoas se reuniram em Aripuanã, no último final de semana, para debater sobre o asfaltamento da BR-174, principal eixo de escoamento de grãos, gado e madeira da região Noroeste de Mato Grosso, que engloba cidades como Colniza, Aripuanã, Juína, Brasnorte, Cotriguaçu, Castanheira e Juruena.

Revoltada, a população externou insatisfação com o governo do estado pelo descaso e abandono da região, bem como pela ingerência com relação ao asfaltamento desta BR, cuja licitação e acompanhamento da obra são de responsabilidade do estado, depois de um convênio firmado com o governo federal.

Depois de mais de anos do convênio firmado com o governo federal, a obra ainda não saiu do papel e sequer teve início. O último entrave é que o governo do estado não previu no orçamento, nem mandou confeccionar o estudo de impacto indígena, essencial para o início da obra, uma vez que na região encontram-se diversas etnias e aldeias.

“Ou esse governo faz de má fé, por não dar o mínimo para essa causa, ou prova aquilo que eu sempre disse: o governador não conhece nosso estado e as demandas dos municípios. O fato de não prever esse estudo indígena prova o total desconhecimento dele sobre a realidade das regiões. O descaso desse governo é tanto com a nossa região, que sequer teve a capacidade de mandar um representante para debater conosco”, disse a deputada estadual Janaina Riva, ao ouvir atentamente o desabafo dos prefeitos, vereadores, lideranças e representantes indígenas, que foram ao local debater sobre o asfaltamento.

A deputada se comprometeu a reunir os 10 deputados estaduais nesta terça-feira (9), cujas bases eleitorais estão localizadas nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso, no sentido de pressionar o governo a assinar o aditivo de R$ 7 milhões para garantir a confecção do estudo indígena.

“A população desses municípios ajudou a eleger ao menos 10 deputados. Cobrem dos deputados de vocês uma atitude de defesa dos interesses da região. Mesmo que sejam deputados da base governista, eu vou fazer a minha parte e pedir que não votem nada do governo até que esse aditivo seja assinado”, asseverou.

Aniversário - Nesta segunda-feira (8), a deputada participa das comemorações alusivas ao aniversário de Juína. Ela aproveita a visita à cidade para tratar da saúde e das demandas de infraestrutura da região. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114