Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Segunda, 08 de maio de 2017, 22h39

Deputado sugere programa 'Motociclista Mais' para evitar mortes no trânsito


O deputado Mauro Savi (PSB) solicitou ao governo estadual, por meio de indicação, a implantação do programa “Motociclista Mais – Informação, Educação, Conscientização, Fiscalização e Penalização“, para diminuir as ocorrências de acidentes com motos.

Conforme Savi, levantamento do Ministério da Saúde mostra que acidentes envolvendo motos representam 26% dos casos e são responsáveis por um aumento de 115% no número de internações em hospitais públicos. Por dia, em todo país, 1.576 pessoas são mutiladas, sendo 66 por hora. Por ano, essas internações custam quase R$ 30 milhões para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Até setembro de 2014, o DPVAT pagou 430,3 mil indenizações por invalidez permanente, aumento de 160% em relação a 2010. Por dia, 1.576 pessoas são mutiladas em nosso país, 66 por hora. O total de indenizações pagas chegou a 559.123, com aumento de 118 %.

“Essa campanha é para médio e longo prazo. É conscientização dos perigos e atualizações, e treinamentos reiterados dos pilotos contribuirão, sem dúvida, para mitigar este tipo de tragédia urbana onde muitos têm sido engolidos e mutilados, restando a familiares e amigos velar corpos e empurrar cadeirantes”, pontuou o parlamentar.

Savi lembra que a Carteira Nacional de Habilitação é uma concessão do estado e pode ser cassada diante de comportamento inadequado do condutor. “Precisamos de treinamento e educação continuada para conhecer mais, muito mais do que é ensinado nos cursos de formação de condutores. Morrem culpados, inocentes, responsáveis, irresponsáveis e nada ou muito pouco é feito para conter essa abrupta interrupção da vida”, avaliou o deputado.

Cópias da indicação foram encaminhadas aos secretários estaduais de Saúde, Luiz Soares, e de Justiça e Direitos Humanos, Airton Benedito de Siqueira Junior, e ao presidente do Detran/MT, Arnon Osny Mendes Lucas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114