» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Terça, 16 de maio de 2017, 18h39

Cooperação é o caminho para o bem comum, diz presidente do TRE em curso sobre sustentabilidade


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal pediu aos 44 servidores de 27 órgãos públicos que participam do Curso "Sustentabilidade na Administração Pública" que compartilhem com os colegas de trabalho, os conhecimentos adquiridos na capacitação. "Precisamos preservar o meio ambiente, sem o qual não teremos vida no amanhã; e cooperar é o caminho. Não adianta pensarmos que esta questão só atingira as futuras gerações, pois ela já nos atinge. Não podemos pensar individualmente, pois a minha segurança, liberdade e qualidade de vida depende de todos. Não adianta eu as tê-las se o outro não tiver. A natureza nos ensina que é necessário cooperar com o outro. Vocês serão multiplicadores do conhecimento".

A manifestação do presidente do TRE-MT aconteceu durante a abertura do curso "sustentabilidade na Administração Pública", realizado no auditório da Casa da Democracia, entre os dias 16 e 18 de maio.

O curso é oferecido pelo Ministério Público do Meio Ambiente e faz parte do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). A capacitação é gratuita e será promovida em 14 capitais brasileiras e em cada uma delas será recepcionado por alguma Instituição pública, a quem compete ceder o espaço físico, ajudar na divulgação e dar o suporte técnico. Em Mato Grosso, coube ao TRE fazer a recepção.

Foram liberadas 60 vagas e puderam se inscrever até dois servidores por órgão público situados em Mato Grosso, seja do Estado, Município ou da União. Em Mato Grosso, se inscreveram servidores do Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Gestão, outras secretarias estaduais e diversas prefeituras.

Na abertura do evento, o desembargador Márcio Vidal falou da satisfação que é para a Justiça Eleitoral ser parceira de iniciativas que buscam a preservação do meio ambiente. "É uma satisfação recebê-los nesta Casa para que, durante três dias, recebam conhecimentos na questão do meio ambiente. Este é o segundo Estado da federação que está recebendo este curso e há um motivo para isso. Todos os Estados da federação têm sua importância, mas em particular, o Estado de Mato Grosso que é uma das fontes das bacias do Prata e Amazônia. Nossa responsabilidade é muito maior para com todo o Brasil, e também para com o planeta. Temos que olhar para o planeta e compreender a vida que nela habita - dos seres humanos, dos animais e da natureza-, que estão interligadas e devem viver em harmonia. Este curso trabalha três pilares: o mundo social, que se refere a nós seres humanos, o meio ambiente e os fatores econômicos, o qual não podemos desprezar. Ninguém vive sem ter que lidar com fatores econômicos, mas este precisa encontrar limites, para que não haja lesão ao mundo social e também ao meio ambiente. Evidentemente que é possível conviver".

A capacitação tem carga horário de 8 horas por dia, totalizando 24 horas. Durante os três dias de curso serão trabalhados os seguintes temas: Gestão de resíduos gerados, compras públicas sustentáveis, uso racional dos recursos naturais, construções, reformas e ampliações sustentáveis, qualidade de vida no ambiente de trabalho.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114