Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 26 de maio de 2017, 13h57

Equipe do TCE-MT implanta Geo-Obras no TCM-PA e capacita servidores


Uma equipe técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso esteve no Pará semana passada para implantar o Sistema Geo-Obras no Tribunal de Contas dos Municípios daquele Estado e capacitar os servidores que serão responsáveis pela operacionalização do sistema. Atualmente 19 Tribunais de Contas estaduais e dos municípios utilizam a ferramenta de fiscalização de obras públicas desenvolvida pelo TCE-MT em 2008, entre eles o Tribunal de Contas de Angola.

A capacitação dos servidores do Núcleo de Fiscalização de Obras Públicas (NUFOP) do TCM-PA foi feita pela técnica de Controle Público Externo, Heloísa Boaventura. Ela conta que o sistema Geo-Obras permitirá que - assim como o TCE-MT - o TCM-PA tenha um banco de informações sobre a execução das obras públicas nos municípios paraenses, o que até então não existia. "Havia o controle sobre licitações e contratos, mas a partir daí não havia nada", disse Heloísa.

A técnica destacou que o Pará tem problemas semelhantes ao de Mato Grosso, como imenso território, 144 municípios, sendo alguns muito distantes da Capital e de difícil acesso. Além de implantar o sistema, serviço que ficou sob a responsabilidade do analista de sistemas Fábio Higa, Heloísa capacitou os servidores do TCM-PA sobre uso do Geo-Obras e acompanhamento das informações. Também os orientou a monitorar as obras, já que o sistema é alimentado pelo próprio jurisdicionado.

O controle sobre as obras públicas é critério relevante para a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), que nesse momento realiza pesquisa para classificar os Tribunais de Contas de todo o país. Segundo Heloísa, os tribunais que possuem um sistema que recebe informações sobre obras públicas recebem pontuação maior.

Mudanças

O Geo-Obras foi implantado no TCE-MT em 2008. E tem apresentado ótimos resultados, pois introduziu mudanças no modo de fazer auditoria pelos técnicos do Tribunal; no modo de realizar obras, por parte dos jurisdicionados; e no comportamento do cidadão, que passou a exercer mais o Controle Social, posto que o Sistema opera em módulos, sendo um deles específico para acompanhamento das obras pela comunidade, que pode denunciar, pelo sistema, eventuais irregularidades.

Graças a convênio de cooperação técnica celebrado com o TCE-MT, no final de 2016, a partir deste ano o TCM-PA passará a contar com essa importante ferramenta, que agilizará e ampliará o trabalho de fiscalização das obras e serviços de engenharia executados, direta ou indiretamente, por órgãos e entidades submetidos à jurisdição do Tribunal, em todos os municípios do Estado.

Controle Social

O Geo-Obras é um sistema de informações geográficas (SIG) que possibilitará o envio, pelos jurisdicionados, de informações, imagens e documentos relativos a obras e serviços de engenharia, mediante georreferenciamento, possibilitando o efetivo e concomitante exercício do controle externo e a disponibilização das informações para a sociedade, nos moldes do que já é realizado em outros Tribunais de Contas no Brasil.

O Geo Obras/TCMPA será de suma importância para o trabalho do Tribunal, que através do NUFOP faz inspeções em obras e serviços de engenharia, solicitadas pelas Controladorias, e a partir de denúncias que recebe, principalmente por meio da Ouvidoria do Tribunal, as quais são analisadas, quanto à oportunidade, risco e materialidade.

Segundo o presidente Daniel Lavareda, para o desempenho desse trabalho, em um Estado de dimensão continental, o TCM-PA precisa contar com o apoio da população. É o chamado Controle Social, onde cada cidadão pode e deve ser um fiscal do Tribunal. "Inclusive, no próprio Geo-obras haverá o Módulo Transparência, canal de comunicação entre o Tribunal e a sociedade, onde serão disponibilizadas informações, e onde qualquer pessoa, poderá enviar informações e denúncias acerca de obras e serviços de engenharia em execução ou executados pelas Unidades Jurisdicionadas", destacou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114