Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Quarta, 21 de junho de 2017, 10h32

Maluf se reúne com representantes do Sindirecicle


O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (20), com representantes do Sindicato das Indústrias de Reciclagem, de Resíduos Industriais Domésticos e de Pneus em Mato Grosso (Sindirecicle) para tratar de políticas que incentivem a reciclagem no estado.

A bandeira tem sido levantada há algum tempo por Maluf. No ano passado, como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado promoveu um seminário com o objetivo de debater a elaboração de políticas públicas de resíduos sólidos. Ele também é autor do Projeto de Lei nº 114/2017, que propõe a isenção de ICMS para comercialização e serviço de transporte de materiais recicláveis recolhidos por associações e cooperativas de catadores.

Durante a reunião desta terça-feira, os representantes do Sindirecicle reforçaram a necessidade da concessão de benefícios a associações e cooperativas, porém lembraram que a atividade não se sustenta sem a existência de indústrias de reciclagem capazes de transformar os materiais coletados pelos catadores.

Fabrício Margreiter, presidente do sindicato, afirma que a alta carga tributária aplicada a essas empresas tem prejudicado a manutenção de suas atividades e já motivou o fechamento de várias delas ao longo dos últimos cinco anos.

“Somente no setor de reforma de pneus, seis empresas fecharam as suas portas nesse período. Isso sem contar outras tantas que optam por se instalar em outros estados devido aos altos impostos aplicados em Mato Grosso. Se a situação continuar assim, logo os catadores não terão para quem vender”, alertou.

Diante desse cenário, Fabrício Margreiter pediu que o deputado inclua as indústrias de reciclagem em seu projeto, de modo a atender todo o segmento.

Guilherme Maluf reforçou a sua preocupação com o tema e afirmou que irá estudar uma forma de contemplar a todos em sua proposta. “Não há nada que comprometa mais o meio ambiente do que a ausência de tratamento correto dos resíduos sólidos. Esse é um dos maiores gargalos ambientais, por isso entendo ser importante ampliar e fortalecer tanto as cooperativas de catadores quanto as indústrias que já existem em Mato Grosso e as que queiram se instalar aqui”, afirmou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114