Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 08 de agosto de 2017, 09h27

Governo estuda parceria com Programa das Nacões Unidas


O Governo de Mato Grosso e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), deverão atuar em conjunto na realização de ações que beneficiam a população dos municípios do Estado.

A parceria foi discutida nesta segunda-feira (07.08), durante uma reunião na Casa Civil entre e a coordenadora do PNUD, Maristela Marques Barone, e os representantes do Governo. “Trouxemos uma série de ideias e vamos explorar a possibilidade de uma parceria técnica internacional. O Estado de Mato Grosso tem um potencial maravilhoso com condições de crescer, vamos trabalhar em prol de uma melhor qualidade de vida para a população pobre”, explicou Maristela Marques.

Uma das propostas apresentadas pela coordenadora é o uso de recursos de créditos sociais oriundos de empresas que buscam financiamento junto ao BNDES. Maristela Marques informou que na liberação dos recursos é destinado um percentual em cima do valor liberado para a realização de projetos sociais. Segundo ela, uma empresa responsável pela construção de um parque de energia eólica aplicou os créditos em projetos sociais e os resultados são bastante positivos. “O PNUD desenha e acompanha a execução do projeto”, explicou.

A secretária adjunta de Articulação Interna da Casa Civil, Ana Paula Cardoso destacou a oportunidade que o Estado pode obter com relação às empresas do setor privado que são beneficiadas com os recursos do BNDES. “O percentual dos recursos sociais variam de 0,2 a 3% do valor financiado. Vamos começar a tabular os valores para encontrarmos a melhor maneira de aplicar os recursos nos nossos municípios,” concluiu.

“Foi nos apresentado um trabalho interessante que é a aplicação dos créditos sociais provenientes do financiamento do BNDES. O projeto desenvolvido no Piauí pode nos ajudar a nortear políticas públicas e de desenvolvimento econômico para o Estado”, disse o secretário adjunto de Indústria e Comércio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Barros.

O assessor da Casa Civil, Jefferson Luis Daltro acrescentou que o Estado realiza por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Desenvolve MT um estudo para identificar quais as empresas que buscaram recursos junto ao BNDES e que ainda não aplicaram os créditos sociais. “Vamos atuar junto com o PNUD para que possamos desenvolver projetos e aplicar os recursos no desenvolvimento da nossa região”, ressaltou. Jefferson Luis adiantou que também está em estudo um projeto de reestruturação da Defesa Civil em parceria com o PNUD.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114