Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Terça, 08 de agosto de 2017, 08h51

Deputado assegura apoio a projeto de lapidação de pedras semipreciosas


O deputado Pedro Satélite (PSD) esteve reunido com o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Peixoto (COOGAVEPE), Gilson Camboim, discutindo a destinação de emenda parlamentar para o projeto de lapidação de pedras sempreciosas, desenvolvido pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), cooperativa e a prefeitura local. A intenção é atender aproximadamente 600 futuros artesãos, entre adolescentes e adultos.

De acordo com Camboim, o núcleo de Lapidação de Pedras Coradas de Peixoto de Azevedo, tem condições de ser uma referência no estado e o Brasil, mas é preciso ampliar a estrutura existente. “Além do ouro, temos na região uma enorme variedade de pedras semipreciosas que podem ser transformas em jóias e souvenirs. Por isso, é muito importante investir na capacitação de mão de obra”, destacou.

A intenção principal é ofertar cursos de lapidação gratuitos a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As pedras utilizadas para este trabalho são as coradas, denominadas de semijoias encontradas em abundância nos garimpos da região. Entre elas, as mais comuns são, Ametistas, Cristal de Rocha e Quartzo Mutilado.

“Tenho certeza que ampliar o projeto será de grande valia para o fortalecimento da cadeia produtiva do ouro, que vai agregar também o artesanato em pedras. Melhor ainda é poder atender com isso, jovens em situação de vulnerabilidade social, que terão a oportunidade de aprender uma profissão e gerar renda para sua família”, afirmou o deputado Pedro Satélite.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114