Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Sexta, 22 de setembro de 2017, 10h46

Comissão de Direitos Humanos da ALMT visita Abrigo Bom Jesus de Cuiabá


O deputado estadual Jajah Neves (PSDB) que preside a Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e ao Idoso, acompanhado pela equipe técnica da Comissão visitaram o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, na última quinta-feira (21), o presidente percorreu as instalações do prédio e conversou com os abrigados.

Jajah Neves explica que objetivo da visita foi conhecer as instalações e fazer uma aproximação da Comissão junto à entidade, destacou ainda que velhice é uma fase da vida que necessita de olhar especial por parte do poder público.

“Dizem que a 'terceiridade' (sic) é 'a melhor idade', eu costumo dizer que a melhor idade é a que a gente tem. Fico feliz em conhecer pessoas que se doam como voluntárias no cuidar de idosos, a exemplo da dona Cleide (presidente da entidade), tão dedicada em troca da dignidade das pessoas. Como presidente da Comissão de direitos Humanos de amparo ao idoso, vim conhecer ao Abrigo que presta um trabalho importante para muitas pessoas. Vou batalhar junto a Comissão por políticas publicas para esta entidade a fim de conquistarmos benefícios para o Abrigo”, afirmou o deputado.

Fundado em 1940, a entidade sem fins lucrativos oferece atendimento aos idosos de Mato Grosso, na modalidade abrigo. Atualmente, 90 idosos, entre homens e mulheres, moram no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.

Diariamente, profissionais de saúde e cuidadores, a maioria voluntários, resgatam a dignidade dos institucionalizados. A fundação é mantida através de doações e, do orçamento mensal, que gira em torno de R$ 90 mil, R$ 30 mil são repassados pelo município de Cuiabá. O restante provém de instituições parceiras e colaboradores.

O Abrigo fornece aos idosos moradia, alimentação, vestuários, assistência médica, atendimento odontológico, educação, lazer e cultura.

A presidente do Abrigo Bom Jesus, Cleide Miranda, agradeceu ao deputado pela visita a entidade. "Para manter a entidade em funcionamento, contamos com verbas públicas, apoio de colaboradores financeiros e com recursos que arrecadamos através de eventos. Por isso, toda ajuda é muito bem-vinda, estamos muitos felizes com a proximidade do Jajah junto a nossa entidade", disse Cleide.

Ana Leopoldina que é presidente do Conselho Deliberativo do Abrigo agradeceu a visita da Comissão. “Estamos honrados em receber um parlamentar em nossa instituição, estou aqui um pouco mais de 40 anos e não lembro de ter recebido visita de políticos, já que aqui os nossos idosos não votam. Estamos aqui para olhar o ser humano com o coração. Muitas das pessoas que moram aqui não têm mais contato com a família. Então, quando recebemos uma visita como esta sabemos que é esse tipo de cuidado, de afeto que os nossos idosos necessitam, para eles é muito importante”, concluiu Leopoldina. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114