Cuiabá | MT 24/04/2024
Política MT
Quarta, 27 de setembro de 2017, 19h36

Seminário discute uso da 'pílula do câncer' para tratamento oncológico em MT


.

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Dr. Leonardo Albuquerque (PSD), e a ONG Cirinho Sorrindo promovem um debate para discutir o uso “pílula do câncer” no tratamento de paciente oncológico. A discussão ocorrerá pelo seminário' Fosfoetanolamina Sintética e o Direito do Paciente Oncológico', na sexta-feira (29), a partir das 13h, no auditório Milton Figueiredo. Entre os palestrantes está o químico Gilberto Chierice, conhecido como criador da “pílula do câncer”. Ele foi responsável pela pesquisa sobre utilização da fosfoetalonamina sintética no tratamento contra o câncer que tomou os noticiários em 2015, levantando debate jurídico e científico sobre o assunto.

Procurado pela ONG Cirinho Sorrindo, o deputado traz para Mato Grosso o debate sobre a possibilidade de os pacientes oncológcos mato-grossenses serem inseridos no programa controlado de testes da fosfoetanolamina sintética. Para ele, essa seria uma forma de garantir mais uma chance de recuperação a essas pessoas.

“Nós abraçamos a possibilidade de trazer os maiores especialistas do Brasil, que são os pesquisadores, para discutir como está o andamento da pesquisa e a possibilidade de o Estado fazer parte do grupo controlado de testes, para que os pacientes daqui possam ter acesso. Lembrando que não é algo milagroso, que ainda está em fase de teste, que deve ser um coadjuvante no tratamento não o método principal. Mas Mato Grosso pode auxiliar esse número de teste para que essa medicação venha a contribuir com os tratamentos na área de oncologia”, afirma deputado Dr Leonardo Albuquerque, que é médico.

A presidente da Cirinho Sorrindo, a ativista do combate ao câncer Carla Pianesso, ressalta que a discussão do uso da fofosetalonamina sintética está avançado em vários estados do Brasil e por isso Mato Grosso precisava iniciar os debates. Por isso, o seminário terá função de abastecer a população com conhecimento técnico científica e da situação jurídica do uso da pílula.

“Não temos uma cura especifica para o Câncer. Então o direito de tentar do paciente, que vem junto a Fosfo, é justamente quando o paciente não está tendo resultado com tratamento tradicional, por que não poder tentar com um medicamente que vem sendo testado e com resultados positivos?”, disse Carla Pianesso.

O evento ainda possui apoio da a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e certificação de participação dos estudantes pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114