Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 29 de setembro de 2017, 13h46

Orientação vocacional pode virar disciplina nas escolas em MT


.

O deputado estadual Jajah Neves (PSDB) apresentou no último dia (13), durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um Projeto de Lei (PL: 476/2017) que obriga as escolas a ministrarem a disciplina de Orientação Vocacional.

Conforme o projeto, as escolas deverão preparar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio para a escolha de uma carreira profissional. O deputado ressalta que a mediação da relação entre o aluno e o conhecimento, nos termos da lei, será feita por profissionais da área de Psicologia.

“No projeto eu explico que as escolas farão parcerias com as universidades para que os alunos assistam aulas de nível superior, de acordo com a sua escolha profissional. O objetivo é que o aluno possa conhecer mais sobre as áreas de seu interesse e se familiarizar com aquele ambiente”, explica o parlamentar.

A parceria poderá ocorrer com universidades públicas e privadas no contraturno escolar e as despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias. “Todos os cursos universitários existentes farão parte do programa que decorre desta lei, devendo ficar a cargo do aluno optar pela universidade que ofereça o curso pretendido por ele”, diz trecho do Projeto de Lei.

Jajah Neves destaca que este projeto ajudará os jovens a escolherem melhor a sua profissão. “O mercado hoje está exigindo uma melhor qualificação e o ambiente corporativo está mais dinâmico, então vamos ajudar os nossos alunos com o seu futuro, pois muitos deles concluem o ensino médio sem saber o que seguir profissionalmente".

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114