Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 03 de outubro de 2017, 20h33

Municípios entregam Planejamento Estratégico e PDI dá continuidade aos projetos


Os 24 municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (PDI) devem entregar, até o dia 15 de outubro, os livretos contendo os Planos Estratégicos que foram elaborados pelas Prefeituras, ao longo deste ano. Este momento de entrega de um produto encerra apenas uma das etapas que envolvem o Projeto 1, dentre os seis do PDI, mas os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG), que está à frente do PDI, terão continuidade, com o monitoramento das metas dos municípios e com o auxílio e capacitação.

Entre outubro e novembro deste ano, os coordenadores dos projetos visitarão os municípios para auxiliar os gestores. Cáceres, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Itiquira, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Confresa, Juscimeira e Primavera do Leste são algumas das Prefeituras demandantes que devem receber visitas técnicas. Outras agendas serão formuladas de acordo com a necessidade de cada município.

Conforme explica a secretária da SAUG, Naíse Silva Freire, o PDI está "a todo vapor" para monitorar os resultados e para apresentar à gestão do TCE de Mato Grosso um balanço do desempenho atingido pelas unidades adesas ao Programa, mensurando a qualidade do impacto desses projetos nas políticas voltadas à sociedade. "Nossos trabalhos não param com a entrega dos Planejamentos Estratégicos. Os cronogramas estão mantidos com as qualificações aos municípios e orientação aos gestores. Estamos na reta final deste ano e vamos avaliar o desempenho destes municípios para, assim, também aferir os resultados de nossos trabalhos", pontuou.

PDI

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado em 2012, com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT com o planejamento estratégico, na utilização de novas tecnologias e na função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Além do projeto 1, o PDI é composto por outros cinco projetos. São eles: Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; Projeto 5 – Modernização Institucional e Projeto 6 – TCEndo Cidadania.

Depois de receber todos os Planos Estratégicos dos 24 municípios adesos, os livretos serão apresentados à alta direção do TCE de Mato Grosso e à sociedade, em evento que acontecerá no dia 31/10, no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal, cujo nome é "Cidadania e Controle Social".

Os municípios que participam do PDI são: Diamantino, Água Boa, Cáceres, Jaciara, Juina, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sinop, Campo Verde,Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães Confresa, Cuiabá, Itiquira, Tangará da Serra Tapurah Várzea Grande, Alta Floresta, Juscimeira. A previsão é que até 2021, 40 municípios estejam vinculados ao Programa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114