Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 18 de outubro de 2017, 14h16

Em fase final de conclusão, Sigesp é apresentado à nova direção do TCE-MT


Os avanços já alcançados na construção do Sistema Integrado de Gestão Pública (Sigesp) – que está em fase final de conclusão – foram apresentados para a nova direção do Tribunal de Contas de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (17.10). O Sigesp vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento do Controle Interno dos Fiscalizados (Sedecif).

O presidente em substituição legal, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, o conselheiro interino e vice-presidente em substituição do Tribunal, Luiz Henrique Lima, o conselheiro substituto junto à Presidência, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, além de Risodalva de Castro, secretária-geral da Presidência, receberam informações aprofundadas sobre o projeto do Sigesp.

O projeto foi iniciado em 2014 e, na época, foram previstos três módulos: contábil, administração e prestação de contas. Com o tempo, o projeto foi sendo ampliado para a inclusão de novos módulos de gestão de pessoas (RH), gestão tributária e emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, controle de processos, bem como dos portais de serviços de web e da transparência.

Atualmente, o Sigesp está composto por oito subsistemas: o contábil, que é responsável pelo planejamento e execução financeira; o administrativo, que gerencia as compras, licitações e patrimônio; o de prestação de contas, que gera arquivos para abastecer o Sistema Aplic; o de gestão de pessoas e previdenciário; o de gestão tributária e notas fiscais; o de virtualização e tramitação dos processos administrativos; e o portal de serviços web e portal transparência, que fecham o ciclo da administração pública.

Segundo o secretário-adjunto da Sedecif/TCE-MT, Gilson Gregório, o Sigesp está com mais de 90% dos módulos prontos. "Apenas o módulo de gestão tributária encontra-se em sua fase final de elaboração e deve ser concluído até o final de novembro, quando deverá ser testado em campo", explicou.

Atualmente, o Sigesp vem sendo operado de forma experimental nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Campo Verde e Rondonópolis. Livramento deve ser o primeiro município a receber o sistema completo. A proposta é estender o sistema para todas as unidades gestoras públicas do Estado jurisdicionadas ao Tribunal de Contas.

Com o Sigesp, os gestores públicos de Mato Grosso passarão a contar com uma ferramenta de gestão única, padronizada e integrada com os sistemas de fiscalização e controle externo do TCE-MT. "O sistema é um software que oferece todas as soluções digitais necessárias para um órgão público cuidar da gestão, oferecer serviços aos municípes e contribuintes, bem como prestar contas ao orgão fiscalizador, tudo isso sem nenhum custo e com toda a segurança", salientou o adjunto da Sedecif/TCE-MT.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114