Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 19 de dezembro de 2017, 11h14

Chineses conhecem projetos do Pró-Escolas na Seduc


Foto: Junior Silgueiro
.

Projetos do Pró-Escolas, o maior programa de investimentos na Educação de Mato Grosso, foram apresentados para os representantes da Educação e Cultura da Província de Yunnan, na China. O encontro - fruto da viagem do governador Pedro Taques ao país asiático, no mês de novembro – ocorreu na manhã desta segunda-feira (18.12), na sede da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em Cuiabá.

A equipe gestora da pasta apresentou sete dos dez principais projetos abraçados pelo Pró-Escolas: Avalia MT, Escolas Plenas, Esporte na Escola, Anjos da Escola, Obras e Infraestrutura, Arena da Educação e Compliance.

O secretário Executivo da Seduc, Nelson Correa Viana, destacou que a reunião foi pautada com os projetos que estão mudando a cara da Educação no Estado.

“Os chineses demonstraram interesse em nossos projetos e vislumbram um intercâmbio na educação. E isso nos interessa, temos iniciativas inovadoras que podem se tonar produtos desta parceria”.

De acordo com ele, os visitantes ficaram felizes com o que está sendo desenvolvido pelo governo em Mato Grosso.

“O projeto da Escola Plena foi o que mais chamou a atenção. É uma grande iniciativa que vem dando certo, com resultados satisfatórios no ensino-aprendizagem”, finalizou Nelson.

A comitiva foi recepcionada pelos servidores da Seduc e pelo coral infanto-juvenil da Associação Arte Cidadã, de Santo Antônio de Leverger,

Impressionados

Liderando a comitiva chinesa, o vice-presidente do Comitê Político Consultivo da Província de Yunnan, Luo Lihui, destacou que Cuiabá e Yannan são parecidas e que, após a apresentação, entende que as experiências podem ajudá-los.

“Nossa visita nos deu uma clareza que Mato Grosso está dando muita importância à área da educação e formação de talentos. Os projetos que estão sendo implantados nos deixaram impressionados. Nossos desafios são semelhantes. Mas, percebemos que há ideias inovadoras e são inspiradoras”, disse Luo.

Além de Luo, a comitiva contou com a presença do diretor geral do Departamento de Educação de Yunnan, Zhou Rong, que em meio à apresentação, afirmou que “estavam falando a mesma língua”, se referindo à educação.

Ele foi o responsável por fazer um breve diagnóstico da educação na Província de Yunnan, que hoje conta com mais de sete mil creches, 11 mil escolas e mais de 400 escolas que ofertam o Ensino Médio e 61 unidades de Educação Especial.

A comitiva volta à China com os projetos da Seduc em mãos e conforme o secretário Nelson Viana, após um período de estudo, uma nova reunião deverá ser marcada para discutir os rumos da parceria entre os países.

Participaram ainda da reunião, o diretor geral do escritório da Educação da Prefeitura de Diqin Tibetan, da província de Yunnan, Feng Jinxiang, vice-diretor do escritório de Registros Culturais e Históricos do Comitê Político Consultivo, Deng Caijian, vice-diretor da Divisão de Intercâmbio e Cooperação do Departamento de Educação, Wang Tao, e diretor geral do escritório de Educação da Prefeitura autônoma de Xishuangbanna, Tao Honggrong.

Já da Seduc, participaram os secretários adjuntos de Obras, Alan Porto, e de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemaschewsk, além de coordenadores e assessores.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114