Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 29 de dezembro de 2017, 08h52

Presidente cumpre propósitos no 1º ano de gestão


..

O desembargador Rui Ramos Ribeiro tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso há um ano, no dia 19 de dezembro de 2016. Em seu discurso de posse – marcada por uma solenidade em que estiveram presentes todos os representantes dos demais Poderes de Mato Grosso no plenário do Tribunal Pleno –, o magistrado estabeleceu alguns propósitos que já foram cumpridos no primeiro ano de gestão.

Rui Ramos destacou a necessidade de fortalecer os métodos adequados de solução de conflitos. Nesse sentido, a administração promoveu a certificação de quase 200 mediadores judiciais, viabilizou o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR), promoveu diversos mutirões em parceria com instituições públicas e privadas que resultaram em milhares de acordos. Todas as ações se apresentam como novos paradigmas no processo da pacificação social almejada pelo TJMT.

Uma prestação jurisdicional menos onerosa, rápida e eficaz também foi um dos propósitos do desembargador-presidente desde sua posse. Para tanto, o Tribunal implantou em 2017 a Gestão Estratégica, que já trouxe resultados: 28% dos processos de trabalho melhorados em 2017, 55% dos processos de trabalho otimizados e 25% dos processos de trabalho automatizados.

Além disso, a Gestão por Processos foi promovida com o intuito de melhorar a eficiência operacional do Judiciário mato-grossense, bem como a Cadeia de Valor dos Processos do PJMT e planejamento e melhoria dos processos para implantação do eSocial.

No primeiro ano de gestão, o presidente percorreu mais de 14 mil quilômetros por Mato Grosso, visitando 42 comarcas. Nessas visitas, foram instaladas seis varas criminais em Sorriso, Porto Alegre do Norte, Nova Mutum, Juara, Tangará da Serra e Mirassol D’Oeste. Em Sinop e Rondonópolis, foram criadas duas novas varas em cada comarca.

Um dos ponteiros mais importantes na condução de um tribunal estadual é atingir as metas trazidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na gestão do desembargador Rui Ramos, várias resoluções e determinações do CNJ foram cumpridas. O Comitê Gestor de Gestão de Pessoas foi implantado em conformidade com a Resolução nº 240/2016; entrou em funcionamento a Central de Processamento Eletrônico (CPe) para contemplar mais itens das Resoluções nº 194/2014 e nº 219/2016; foi implantado o sistema de emissão de guias de parcelamentos de taxas e custas processuais, atendendo à Resolução 201/2015.

O fortalecimento do diálogo entre os poderes também foi uma das frentes de trabalho propostas e cumpridas pelo desembargador Rui Ramos. Com o governo do Estado, o Judiciário participou de oito edições da Caravana da Transformação – realizando cerca de dois mil atendimentos às pessoas mais desassistidas –, foi parceiro em programas e projetos desenvolvidos em várias áreas, tais como regularização fundiária urbana, execução fiscal e assistência social.

O Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e prefeituras e câmaras municipais também mantiveram relação de diálogo franco e amistoso com o presidente do TJMT, realizando diversas reuniões e encontros ao longo do ano para aprimorar cada vez mais o sistema de justiça no Estado.

 

 


Cerimônia de posse
– A posse do desembargador Rui Ramos como presidente do TJMT foi conduzida pelo saudoso Florêncio Beserra, cerimonialista da instituição há 12 anos, que veio a falecer no dia 4 de novembro.

Sua morte representou uma perda irreparável para o Poder Judiciário de Mato Grosso. As cerimônias e solenidades mais importantes da Instituição tinham um porta-voz amoroso, alegre, dedicado, competente, que demonstrava profissionalismo e paixão pelo que fazia com pequenas delicadezas, grandes sorrisos e boas palavras
.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114