» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 18h36

Governo e consórcio elaboram diagnóstico turístico para o Norte Araguaia


O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia (Cidesa NA) realizaram a elaboração de um diagnóstico turístico, visando o desenvolvimento na região Norte Araguaia.

O documento é um desdobramento das agendas de trabalho realizadas pelo Secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Paz, e pelo Superintendente de Formulação e Gestão do GDR, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito, entre os meses de outubro e dezembro de 2017.

O objetivo desse trabalho é de inserir ações e construir projetos relacionados ao campo do turismo no CIDESA Norte Araguaia e seus municípios consorciados (Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica), fortalecendo as formas de participação e desenvolvimento endógeno, com geração de emprego, renda e planejamento participativo através da cadeia do turismo.

O Superintendente do GDR, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito fez uma análise desse trabalho junto aos municípios do CIDESA Norte Araguaia: A Região Norte Araguaia, assim como as demais regiões em Mato Grosso, apresenta vocação e potencial vasto quando o assunto é turismo. Esse trabalho vem para impulsionar o turismo, de modo participativo e integrado, para que esse corredor turístico se torne fonte de geração de emprego e renda, com um planejamento turístico estrategicamente configurado nas peculiaridades regionais.

O Secretário Antônio Carlos Paz destaca que esse trabalho é importante para fortalecer as cadeias produtivas no Estado. “A estrutura dos Consórcios Intermunicipais é uma ferramenta de suma importância para consolidar ações e projetos capazes de fortalecer a economia regional, desde que planejado e construído de forma integrada e participativa. Esse Diagnóstico vem para demonstrar que é possível se construir políticas públicas participativas, algo que esperamos poder construir em outros Consórcios em Mato Grosso.”

Para as próximas etapas, agora será publicado o Termo de Cooperação celebrado entre o GDR e o CIDESA NA, e serão elaborados Dois Projetos, o primeiro voltado para Captação de Recursos visando estruturar o corredor turístico entre os municípios consorciados, e o segundo relacionado à realização de cursos de qualificação profissional para os profissionais do setor e também agentes turísticos municipais.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114