» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Quarta, 07 de fevereiro de 2018, 12h28

Com aplicação do PDI, Primavera do Leste reduz mortalidade neonatal


.

Ampliar o atendimento das gestantes cadastradas no Sistema Único de Saúde - SUS de Primavera do Leste para sete pré-natais durante a gestação ao invés de três, como era feito até 2016, foi a solução encontrada pela Prefeitura Municipal para reduzir a mortalidade neonatal de nove bebês para cada mil nascidos em 2016 para cinco a cada mil nascimentos em 2017. O atendimento no pré-natal é essencial no diagnóstico de riscos na gravidez e do parto. Os dados positivos foram apresentados na reunião de resultados das ações planejadas e executadas no Planejamento Estratégico do município, mês passado. O planejamento vem sendo feito em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio do Programa de Desenvolvimento Intitucional Integrado – PDI.

A reunião teve a presença de cerca de 500 pessoas, com a participação de representantes da Coordenadoria-Geral do PDI, vários segmentos da sociedade civil, vereadores, servidores públicos e conselheiros de políticas públicas. Primavera do Leste participa do PDI do TCE-MT desde 2013 e já foi destaque como case de sucesso na implantação do Planejamento Estratégico.

Outro resultado positivo foi no atendimento de crianças nas creches do município. Até 2016 foram atendidas 49% da demanda de vagas, mas em 2017, o atendimento foi ampliado significativamente e chegou a 71,74% da demanda. Esse aumento na oferta das vagas foi possível devido à parceira público – privada que permitiu a construção de mais creches. Das três unidades construídas ano passado, duas tiveram aporte de doações da iniciativa privada.

Os eventos culturais e projetos de recreação e lazer foram ampliados em 2017 a pedido da comunidade, quando da elaboração do Planejamento Estratégico. A meta para 2017 era de envolver 30% da população, mas o resultado chegou a 91.91%. O coordenador do PDI de Primavera do Leste, Leonardo Luiz Artuzi, controlador interno do município, lembra que hoje a cidade conta com o festival de teatro "Velha Joana", que envolve estudantes de toda a região, shows nacionais, "MPB do Pôr do Sol", nas margens de um belo lago de Primavera e, aos domingos, a comunidade se encontra na praça central para ouvir bandas locais e dançar.

Para 2018 a preocupação das equipes da Prefeitura de Primavera é com o limite de gastos com pessoal. "O limite prudencial já foi atingido e não vamos deixar que a situação se agrave mais. Medidas já estão sendo tomadas para fazer ajustes, principalmente em função da queda na arrecadação devido a crise econômica que passa o país", comentou o coordenador.

Os resultados das ações anuais previstas no Planejamento Estratégico dos municípios é sempre monitorado tanto pelo TCE como pelas equipes municipais para que sejam sempre verificados e, caso estejam com problemas, possam ser traçadas novas metas.

Em novembro do ano passado, prefeitos e representantes dos 24 municípios adesos ao PDI do Tribunal de Contas de Mato Grosso entregaram ao conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Gonçalo Domingos de Campos Neto, os planos estratégicos elaborados pelas equipes das prefeituras em parceria com o TCE. "Nosso trabalho não pára com a entrega dos Planejamentos Estratégicos. Em 2018 os cronogramas serão mantidos com as qualificações aos municípios e orientação aos gestores. Todos os anos é avaliado o desempenho dos municípios e aferidos os resultados do PDI", pontuou a coordenadora-geral do PDI, Naíse Silva Freire.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114