» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sexta, 09 de fevereiro de 2018, 13h02

Governo de MT entrega 16 computadores a municípios para ações de planejamento urbano


.

Dezesseis municípios de Mato Grosso passarão a contar com uma ferramenta de alta tecnologia para utilização nas atividades de planejamento urbano. Tratam-se de computadores com capacidade de mapear territórios por meio de imagens de satélite, usando o sistema computacional GeoCidades, desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT). O secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, entregou os equipamentos aos representantes municipais na tarde desta quinta-feira durante evento na sede da pasta. No total, sete gestores, entre prefeitos e representantes, assinaram o termo de cessão de uso dos computadores, que custaram ao estado mais de R$ 500 mil.

Durante a cerimônia, o secretário Wilson Santos ressaltou que interiorização do sistema GeoCidades integra as parcerias que o estado vem firmando com os municípios durante a gestão do governador Pedro Taques. “É com alegria que o Governo faz mais uma parceria, que pode ser pequena, mas que soma muito ao município, principalmente em época de crise”, ressaltou o titular da Secid.

Santos explicou ainda que os computadores serão destinados a 16 cidades, que a partir de agora, com auxílio de ferramenta de alta definição, poderão atualizar o cadastro imobiliário, o cadastro técnico, bem como acessar dados de todas as secretarias de governo para uso no planejamento urbano. “As licenças de uso do programa custaram ao Estado mais de R$ 500 mil e o suporte técnico será dado pela equipe da Secid. Cada computador tem o tutorial do curso do programa e depois do curso os técnicos virão à secretaria com as informações do cadastro imobiliário para que se comece a fazer o mapa urbano básico”, explicou o secretário os presentes, cobrando dos gestores municipais que faça uso da ferramenta, alimentando regularmente o banco de dados com informações.

O coordenador de Geotecnologia da Secid, Marcus Aquino, esclareceu aos prefeitos e representantes que o GeoCidades já está presente em 85 municípios e este ano deve alcançar 101 localidades mato-grossenses. “O Geocidades é uma ferramenta computacional que está instalada nessas máquinas (Arcgis) e o Estado entrega essas licenças gratuitamente aos municípios”, revelou. Segundo ele, esse equipamento servirá para que as gestões municipais façam o planejamento do seu território, com bancos de dados, utilizando-se de imagens de alta resolução.

 

O secretário complementou exemplificando aos prefeitos que o sistema ajudará na atualização da planta imobiliária das localidades contempladas, possibilitando que as prefeituras reformulem os valores dos imóveis, aumentando a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Existem imóveis que foram construídos, por exemplo, com 40 metros quadrados e que foram sendo reformados ao longo dos anos, mas que os proprietários continuam a pagar pela dimensão inicial. Com esse sistema, será possível detectar esse problema e cobrar”, ressaltou.

O prefeito de Santo Afonso, Joabe Almeida dos Santos, presente na cerimônia, disse que o equipamento vai ajudar muito o município na arrecadação de recursos. “Essa é uma ferramenta de primeiro mundo e precisamos cobrar muito do funcionário que vai operar esse sistema para que funcione com perfeição e apresente resultado positivo”, ponderou ele, dizendo que Santo Afonso (distante 257 km de Cuiabá) tem pouco mais de cinco mil habitantes e muitos problemas de regularização fundiária, que começarão a ser solucionados.

 

Joabe destacou ainda a iniciativa do governador Pedro Taques de solucionar não só as questões do Estado como um todo, mas também das gestões municipais. “Parabenizo o governador e o secretário Wilson Santos por esse trabalho”, disse.

O procurador do município de São Félix do Araguaia, Dony da Rocha, que compareceu à entrega dos computadores, acrescentou que o equipamento será essencial para o desenvolvimento do geoprocessamento do município e na sistematização da planta imobiliária. “Quero agradecer o Governo pela parceria e dizer que vamos colocar em prática o programa e fazer o que tem que ser feito no manuseio dessa nova ferramenta”, afirmou.

Vão receber o equipamento ligado ao GeoCidades os municípios de Canabrava do Norte, Itiquira, Luciara, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Novo Horizonte, Novo Santo Antônio, Marcelândia, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Vila Bela da Santíssima Trindade.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114