Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 21 de fevereiro de 2018, 12h44

Reunião no TCE esclarece dúvidas de fiscalizados sobre mudanças no Aplic


O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu, nesta terca-feira (20.02), servidores de prefeituras, contadores, controladores internos e funcionários de empresas de assessoria para uma reunião técnica sobre dificuldades geradas pelas novas diretrizes e layout do Sistema Aplic para 2018.

A reunião de trabalho foi solicitada pela Asssociação Mato-grossense de Municípios (AMM), em função de demandas de dezenas de prefeitos, cujos municípios não têm conseguido cumprir as metas e prazos de abastecimento e envio de ducumentos pelo sistema.

A reunião foi aberta pelo secretário-geral de Controle Externo, Volmar Bucco Junior, e conduzida por técnicos da Sedecex do TCE-MT.

Durante a reunião, os participante puderam apresentar suas dúvidas sobre as mudanças da nova codificação de receita, despesa, contabilidade, licitação, concurso público, pessoal, prestação de contas, bens móveis e imóveis, entre outras.

Também tiveram respondidas demandas sobre datas e prazos para a realização das cargas obrigatórias do Sistema Aplic dentro dos novos parâmetros estabelecidos para este ano.

Segundo Volmar Bucco, as alterações e atualizações do Aplic ocorrem sempre no último trimestre do ano, exatamente para evitar conflitos e defasagem de conhecimento operacional por parte dos fiscalizados.

Em outubro do ano passado, as alterações já haviam sido discutidas e apresentadas aos operadores do sistema. Foi realizada uma reunião técnica em que as mudanças foram detalhadas e muitas dúvidas sanadas.

"No entanto, na prática, sempre aparecem algumas dificuldades e complicações que precisam ser corrigidas. Isso é normal, tanto que o TCE tem por praxe conceder dilações de prazos aos jurisdicionados para que se adaptem e possam fazer de forma correta o abastecimento do Aplic no primeiro trimestre de cada exercício fiscal", explicou o secretário.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114