Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 21 de fevereiro de 2018, 13h31

Projeto prevê implantação do 'Calendário Eficiente'


.

O deputado Oscar Bezerra, apresentou na noite desta terça-feira (20), o projeto de lei que prevê a implantação do Programa “Calendário Eficiente”. De acordo com a proposição, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de Mato Grosso só poderão, a partir da publicação da Lei, criar novas datas comemorativas, datas especiais ou aniversários, se as novas datas não constituírem feriados ou pontos facultativos.

Ainda conforme a proposição, todas as novas datas comemorativas criadas, quando coincidirem com os dias da semana de segunda-feira à sexta-feira, serão consideradas dias úteis.

O PL foi embasado em pesquisas e estudos que constataram os prejuízos que diversos feriados causam para o desenvolvimento do Estado. De acordo com a justificativa, os setores de comércio, serviços e indústria não funcionaram por conta de inúmeros feriados, e o impacto geral, em 2017, pode ter atingido a marca de 70 bilhões de reais, cerca de 4,4% do PIB (Produto Interno Bruto). A estimativa para o Comércio, em 2018, é de uma perda de 22 bilhões de reais. Serão 16 dias de descanso, além dos dias normais, como sábados e domingos, sem contar os feriados estaduais, municipais e pontos facultativos.

O deputado sinaliza a abertura de discussões sobre o projeto com a população de Mato Grosso, “Os prejuízos são enormes. Podemos realizar audiências públicas e reuniões para ajustes no Projeto. É válido salientar que não sou contra os feriados. Sou a favor de que a sociedade em geral, empresários, líderes de classe e autoridades discutam soluções que evitem tamanho desperdício para o nosso desenvolvimento”, encerrou Oscar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114