» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Quinta, 12 de abril de 2018, 15h16

CFAEO define Saturnino Masson como relator das contas do governo


Em reunião realizada na manhã de hoje (12), a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) definiu o deputado Saturnino Masson (PSDB) para relatar as contas anuais do governo estadual do exercício de 2016. O relatório foi encaminhado, em julho de 2017, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ser apreciado pelos parlamentares.

Mas antes de Masson dar parecer à matéria, o deputado Silvano Amaral (MDB) pediu vista das contas do governo. De acordo com o presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Wilson Santos (PSDB), depois de a matéria ser analisada pelo relator será encaminhada ao deputado.

O relator afirmou que vai reunir com suas equipes jurídicas de seu gabinete e da Assembleia Legislativa para analisarem o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As contas do Executivo foram encaminhadas à Casa de Leis no ano passado pelo conselheiro afastado do TCE, Antônio Joaquim.

“Vou fazer todo o esforço para devolver as contas relatadas ainda hoje à Comissão de Fiscalização. É uma matéria que está na Casa de Leis desde o ano passado, por isso precisa ser votada o mais rápido possível em Plenário”, disse Masson, acrescentando que o deputado Silvano Amaral tem o prazo de 48 horas para apreciar a matéria e devolver à comissão.

Já o presidente da CFAEO, Wilson Santos, disse que depois de o relator exarar o parecer das contas do governo, a matéria será entregue ao deputado Silvano Amaral. “Ele tem prazo regimental para devolvê-la à Comissão de Fiscalização. Vamos tratá-la com brevidade porque deu entrada e lida na sessão plenária de 4 de julho de 2017. Tem quase um ano, vamos tratá-la com prioridade”, declarou.

A reunião da Comissão de Fiscalização teve como pauta única a escolha do novo relator das contas do governo estadual. Quando questionado se a aprovação das contas será mais um desafio, Wilson Santos afirmou que “são ossos do ofício”. “Em vez de reunirmos a cada 15 dias, a comissão vai fazer reuniões semanais para colocar as matérias em dia e depois voltar a reunir quinzenalmente”, explicou Santos.

As contas têm um parecer prévio favorável à aprovação emitido pelo TCE, mas com itens de recomendações como, por exemplo, ponto de controle de auditoria para as contas do governo no exercício de 2017. O relatório do tribunal aponta 19 irregularidades. Uma delas contém natureza gravíssima e 18 são graves.

Vale lembrar que no ano passado o deputado Zeca Viana (PDT) já havia pedido vista das contas do governo. O pedido, segundo ele, foi em função de não concordar com o parecer emitido pelo relator, à época, deputado Jajah Neves (SD).

Na reunião de hoje (12) estiveram presentes os deputado Wilson Santos (PSDB), Saturnino Masson (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Silvano Amaral. O único deputado ausente que faz parte da comissão foi Zeca Viana (PDT).


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114