Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sábado, 14 de abril de 2018, 10h34

Em visita a Cuiabá, cônsul do Japão deseja estreitar relação com MT


Haillyn Heiviny
.

O secretário-chefe da Casa Civil Júlio Modesto recebeu o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi na tarde dessa sexta-feira (13.04). Em pauta, as oportunidades de negócio em Mato Grosso e os 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Durante a reunião, o cônsul afirmou que o Japão tem interesse em aumentar o intercâmbio comercial com Mato Grosso.

“Vim saudar as autoridades de Mato Grosso, destacar a presença da comunidade nikkei, e expressar meu sincero agradecimento a Mato Grosso por acolher a população japonesa”, afirmou Yasushi Noguchi.

“Temos ideias de trabalho que continuaremos a desenvolver em contato com o Estado. Queremos investir nos pontos fortes, nos impressiona, por exemplo, o crescimento da produção agrícola, apesar da crise”, completa. O cônsul ainda convidou o governador Pedro Taques para um encontro com investidores japoneses que ocorre periodicamente em São Paulo.

O secretário Júlio Modesto disse que a ideia do Governo do Estado é avançar na interlocução com os possíveis países investidores. E citou o exemplo do Mato Grosso Investment Fórum, realizado pelo Desenvolve MT na China ano passado, que apresentou potencialidades de comércio e negócio com o Estado a líderes empresariais chineses.

“Naquele momento, visitamos cinco províncias, conversamos com 100 investidores, e como resultado, temos investimentos de fábricas de painel solar e drone agrícola vindo para Mato Grosso”, contou Júlio Modesto.

O secretário-chefe completa que o Estado quer ampliar e fortalecer essas relações comerciais, por isso investe no desenvolvimento de tecnologias, como a criação do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC), que tem o desafio de estabelecer o selo de qualidade da carne mato-grossense e na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), com grandes possibilidades de investimentos futuros.

O interesse de interlocução com o governo do Estado parte também da comunidade nipo-brasileira em Mato Grosso, que tem como representante em Cuiabá o Yuji Izawa, que participou da reunião. “Temos muitas comunidades nikkei em Mato Grosso, porém os principais investimentos estão no sudeste, em especial em São Paulo”.

Participaram da reunião a Cônsul do Japão para assuntos políticos e gerais Reiko Nakamura e a equipe de Assuntos Internacionais do Gabinete de Governo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114