Cuiabá | MT 18/04/2024
Política MT
Sexta, 27 de abril de 2018, 16h48

Taques sanciona lei que cria Dia do Auditor Público Externo


O governador Pedro Taques sancionou nesta sexta-feira (27.04) o projeto de lei que estabelece em 27 de abril o dia do auditor público externo. A solenidade foi realizada no auditório Liu Arruda, no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), com a presença do deputado estadual Allan Kardec, autor da matéria na Assembleia Legislativa, elaborada a pedido da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (Audipe), que conta com 186 profissionais.

Na ocasião, Taques destacou a importância das auditorias para o controle das contas públicas. “Precisamos de controle. Algumas pessoas veem o auditor e já morrem de medo. Eu adoro uma auditoria. Aliás eu fui acusado de fazer um governo de auditoria. Por que isso? Porque eu não quero errar, o nosso governo quer acertar, se tiver coisa errada vamos para cima. Porque depois da porta arrombada não adianta colocar tranca. Nós precisamos de auditorias preventivas, que evitem o que foi feito no Estado de Mato Grosso. Eu não tenho medo de auditoria, do Tribunal de Contas, não tenho receio do Ministério Público”, frisou.

O presidente do TCE-MT, Gonçalo Domingos Campos Neto, reconheceu a importância do corpo técnico da instituição, integrado pelos auditores públicos externos. “É preciso render homenagens e reconhecimentos aos profissionais que atuam em nosso Tribunal de Contas. A sociedade tem evoluído, as ferramentas tecnológicas são uma realidade. O corpo técnico dos tribunais nos ajudam e nos ajudarão a buscar resultados e, consequentemente, melhorar os serviços públicos, para uma sociedade mais justa”.

Campos Neto parabenizou Allan Kardec pela iniciativa e elogiou Pedro Taques na administração do Governo do Estado. “Parabenizo o nosso colega deputado Allan Kardec pela iniciativa do projeto. Quero cumprimentar o governador Pedro Taques que vem conduzindo o Estado de maneira responsável e comprometido com o desenvolvimento”.

A procuradora Gabriela Novis Neves enalteceu a importância da Audipe e saiu em defesa do controle das contas públicas. “Cada um aqui cumpre a sua função em defesa do interesse público, inclusive ontem (26.04) na correria do nosso dia a dia eu homologuei parecer jurídico para esta lei que está sendo sancionada. O controle da legalidade passa pela Procuradoria Geral do Estado, costumo dizer que ela são os olhos da legalidade de todas as secretarias. Dentro do Estado de Mato Grosso existe controle sim. É importante para que pessoas de bem não temam ocupar postos de ordenador de despesa”.

Kardec agradeceu a parceria com o colega deputado Wilson Santos, líder do governo na AL-MT, na tramitação do projeto de lei e destacou o quão importante são os servidores públicos para o desenvolvimento do Estado. “Eu também sou servidor público, sou filho de servidores públicos estadual e federal, e eu entendo que o maior patrimônio do Estado Democrático de Direito são seus servidores, aliás, nas suas três esferas de poder, municipal, estadual e federal, que deve estar preparado para servir à sociedade. Quem serve a sociedade somos nós, servidores públicos, que precisamos ser reconhecidos”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114