Cuiabá | MT 18/04/2024
Política MT
Terça, 22 de maio de 2018, 21h51

Atuação do procurador do Estado assegura políticas públicas à população


Haillyn Heiviny
.

Procuradores do Estado foram homenageados nesta segunda-feira (21.05), Dia do Procurador, pela Assembleia Legislativa do Estado. Durante a sessão solene, iniciativa do deputado Max Russi, foi observada a importância da carreira na defesa do Estado de Mato Grosso.

Procuradores aposentados também foram reconhecidos pelos serviços prestados ao Estado, desde 1971, quando foi instituída a carreira. “É uma luta contínua. É uma evolução e cada procurador dá sua parcela de contribuição”, disse o procurador Jenz Prochnow Júnior, há 22 anos exercendo a função.

“Temos a missão de exercer com exclusividade e excelência a advocacia pública do Estado de Mato Grosso, mediante a representação judicial e a consultoria jurídica dos seus órgãos e entidades, visando a garantia do interesse público e dos princípios constitucionais e, como órgão de controle, participamos ativamente da Rede de Controle da Gestão Pública e combate à corrupção”, destacou a procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis.

Pelo menos 130 procuradores, entre os da ativa e aposentados, participaram da solenidade e receberam moção de aplausos. O momento foi também de relembrar os avanços do órgão ao longo dos anos. “É o reconhecimento do povo mato-grossense e só união faz com que todos cresçam juntos e resolvam os problemas deste Estado”, acrescentou Jenz, também ex-procurador-geral do Estado.

A procuradora-geral reforçou o ingresso na carreira de procurador no serviço público, por meio de concurso, e com o papel definido de defender o Estado. “Não é fácil. É uma vida de lutas diárias e repleta de dignidade e honestidade. Toda minha gratidão aos colegas destemidos e guerreiros. A PGE vive um momento de muitas conquistas e realizações, muito ainda temos que avançar. A nova jornada é pela modernização”, enfatizou.

O parlamentar, autor do requerimento aprovado por unanimidade pelos demais deputados, lembrou que nada mais justo do que a Assembleia Legislativa homenagear procuradores, que se dedicam ao Estado. O trabalho dos procuradores também melhora a receita, com a busca de novos recursos para a saúde, educação, infraestrutura, entre outras áreas, que sem sombra de dúvida melhora a vida da população”, destacou Max Russi.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Rodrigo Carvalho, apontou que a atuação do procurador na defesa do patrimônio público contribui também para o aumento da arrecadação, combate a sonegação e assegura recursos para as políticas públicas de saúde, educação e segurança pública.

Ele também reforçou a importância da homenagem realizada pela Assembleia Legislativa. “A oportunidade dá visibilidade a um trabalho onde, muitas vezes, o procurador do Estado não aparece tanto para a população. A visibilidade é algo importantíssimo para a nossa carreira para que as pessoas saibam que se tem uma política pública passou pelo crivo de um procurador do Estado, que tem a nobre missão de exercer a advocacia pública”, resumiu o presidente da Apromat.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114