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Política MT
Quarta, 23 de maio de 2018, 16h04

Alunos da Escola Profº. Rafael Rueda apresentam suas propostas no Programa Voto Consciente


Focando no principal aprendizado em prometer e cumprir, os alunos da Escola Estadual Profº. Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, participantes do Programa Voto Consciente, apresentaram suas propostas aos seus colegas de escola nesta manhã de terça-feira (22/05). Todos os alunos do ensino médio reuniram-se no salão do refeitório escolar para ouvirem as propostas de seus colegas. De forma bem didática e democrática, os partidos apresentaram as suas propostas para a melhoria da convivência na Escola das mais diversas formas e ações e pediram votos aos alunos eleitores, tendo, assim, iniciada a campanha com seus cartazes e jingles da eleição que acontecerá em outubro deste ano.

Com o lema, “Voto Consciente é Progresso Consequente, Vem para a Urna”, o líder do Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS-84), Nauberth German, explicou aos eleitores algumas de suas propostas. “Os nossos principais objetivos são conscientizar os alunos sobre seus direitos como cidadão, propiciar melhor ambiente escolar para todos, trazer palestras, mais aulas interativas com profissionais de dentro e de fora da escola. Convidaremos bombeiros, policiais, agentes de saúde, psicólogos e outros profissionais para ajudarem os alunos a conscientizarem-se e adotarem um postura de mais harmonia com a vida em seus aspectos físico, mental e emocional e também o aprendizado de hábitos mais saudáveis. Revitalizaremos a horta escolar é também nossa proposta”.

“Mudança e Transformação” é o lema do Partido da Ética e Cidadania (PEC-81). A aluna Juliana dos Santos Silva mostrou as propostas de seu partido aos colegas. “Nossa primeira proposta é a realização de um Dia de Beleza para os alunos, funcionários e professores com objetivo e melhorar a autoestima de todos na escola. Queremos proporcionar também rodas de conversas, caixas de sugestões e espaços de descanso. Vamos realizar “Ação Solidária” para arrecadarmos roupas, calçados, cobertores, leite e livros e os doaremos em orfanatos e para as instituições filantrópicas e carentes de nossa cidade. Limparemos a área onde ficam as árvores para a instalação de redes, criando um ambiente de descanso aos alunos no intervalo escolar. Outro tema do PEC será a realização de rodas de conversas com temas como gravidez na adolescência, drogas e outros assuntos que a comunidade escolar desejar discutir”.

“A nossa primeira proposta é a limpeza do pátio escolar e, como somos uma escola plena e modelo para as outras, precisamos manter limpo o nosso pátio e cuidar da fachada de nossa escola, onde cultivaremos plantas ornamentais, a fim de deixar mais bonita a frente da escola. Vamos confeccionar placas com palavras de conscientização sobre o meio ambiente e distribuí-las por todo o espaço da escola e na praça em frente também. Queremos lutar e conscientizar todos sobre o risco da dengue, do Zika vírus e do Chikungunya e fazer o controle da proliferação dos caramujos dentro do espaço escolar, naquilo que for possível”, disseram os alunos Vitor Gabriel Brandão e Samuel Henrique, do Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA-80).

O Partido do Respeito às Diversidades (PRD-83) está engajado em combater o preconceito no ambiente escolar e a aluna Kyrolayne Gomes falou sobre as propostas de seu partido: “Vamos fazer uma passeata contra o preconceito e contra o bullying; queremos implantar, na escola, o mural da diversidade para que todos possam expressar-se da forma que quiserem. Pintaremos o muro da escola com temas que mostrem a nossa diversidade de pensamentos e faremos um desfile com todos os tipos de estilo existentes dentro do colégio. Pedimos a participação de todos para expressarmos a diversidade na escola, aprendendo e mostrando que podemos conviver em harmonia e com respeito”.

A apresentação do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL-82) foi realizada pela aluna Isabela da Silva Santos, que, entre as propostas, mencionou um show de talentos: “Temos nesta escola muitos talentos escondidos entre os alunos e outros que já são bem conhecidos no nosso ambiente. Então, queremos dar espaço para todos”, disse a aluna. Ela também ressaltou as propostas de criar uma sala de descanso e de lazer para que os alunos relaxem entre um turno e outro da jornada escolar. Um torneio de voleibol, o Dia da Qualidade de Vida, a criação do Projeto Folclore na Escola e, como principal proposta, a implantação da Rádio Plena, para que seja um meio de comunicação entre os alunos também foram destaques na Proposta do PCEL.

 

Conheça o Programa:

O Projeto Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a SEDUC/MT e tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar no projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido.

As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).

Cada grupo escolhe um partido e dentro da proposta do mesmo escolhe um tema que será defendido durante a campanha eleitoral no âmbito escolar. Nessa fase, os alunos integrantes de cada agremiação partidária apresentam aos demais estudantes eleitores as suas propostas de melhorias para a comunidade escolar, com o aprendizado do prometer e cumprir.

Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votar no partido que consideram ter apresentado e executado a melhor proposta para a comunidade escolar. Os membros do partido eleito são diplomados em comemoração festiva.

Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e a orientação da EJE.

Nestes sete anos (2011 a 2017), o projeto já beneficiou alunos de 35 escolas públicas de Cuiabá e de Várzea Grande.




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