» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sábado, 09 de junho de 2018, 09h35

Plano Diretor da Região Metropolitana é enviado à ALMT


.

O governo do estado encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (08.06), a Mensagem 49/2018, que acompanha o projeto de lei que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (PDDI – RMVRC).

O documento foi entregue ao presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), pela presidente da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá – Agem/MT, Tânia Matos, que explicou a importância da matéria e pediu celeridade a sua aprovação.

“O trâmite foi feito pela Casa Civil e hoje viemos entregar ao presidente Botelho para que seja dado o andamento desse projeto de lei, onde temos aproximadamente 91 artigos, cada um tratando de um eixo e a partir da aprovação começaremos, finalmente, planejar a nossa região metropolitana. Por isso, é extremamente importante e viemos fazer o pedido especial ao presidente, que faz parte do Vale do Região Cuiabá”, esclareceu Tânia Matos.

Ela destacou que as discussões começaram em 2009, mas somente em 2015 foi determinada a elaboração do instrumento do termo de gestão, ação necessária para o planejamento da região metropolitana formada pelos municípios: Várzea Grande, Cuiabá, Chapada do Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Acorizal.

“De lá pra cá começamos a fazer todos os procedimentos necessários. Em 2016 iniciamos a elaboração desse plano que envolveu reuniões temáticas, audiências públicas, visitas nos municípios para conversar com a população pra que ela entenda a importância do projeto. Enfim, depois de elaborado o diagnóstico e apontamentos de projetos, programas e ações, é necessário que o projeto venha para a Assembleia para tornar lei”, acrescentou Tânia.

O presidente Botelho destacou o empenho da Assembleia Legislativa nas discussões anteriores, inclusive com a criação de comissão especial para estudar o Vale do Rio Cuiabá. O plano é um instrumento para o planejamento e ações públicas à região.

“A partir daí contatou-se a necessidade de um projeto amplo para atender esses municípios criando uma estrutura específica, isto porque envolve tudo, envolve meio ambiente, transporte, iluminação pública, coleta de lixo e o descarte. Agora nos apresentaram o projeto para transformá-lo em lei. Vamos fazer um ajuste fino aqui na Assembleia, discutir com as comissões, apresentar algumas emendas e aprovar para que seja criada a região metropolitana formada pelos municípios do entorno de Cuiabá”, garantiu Botelho.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114