» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sexta, 15 de junho de 2018, 10h37

Governo participa de reunião para discutir logística integrada da América do Sul


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça, está representando Mato Grosso no Encontro Internacional Ministerial do “Corredor Bioceânico da Integração”, que acontece em Lima, Peru. O objetivo do evento é dar publicidade aos estudos feitos por consultorias e entidades sul-americanas sobre a situação das vias e as possibilidades logísticas para ligação intermodal dos países da América do Sul.

Conforme a programação, a reunião começa nesta sexta-feira (15) às 9h e já estão confirmadas a presença de integrantes dos governos do Uruguai, Bolívia, Peru e Chile. Além da análise de conjuntura, Mendonça esclarece que será uma oportunidade de captação de recursos para as obras, que incluem a construção de pontes, rodovias e ferrovias a longo prazo.

Na lista de possíveis investidores estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e entidades da União Europeia. “Mato Grosso construiu todas suas rotas de comércio em direção ao Leste e deixou o Oeste nas costas. Hoje, apesar de fazermos fronteira com muitos países, não temos logística para manter uma relação. O resultado disto é o contato muito mais próximo com compradores da China e do Estados Unidos, do que da Bolívia, por exemplo”.

Com o fortalecimento do corredor, Mendonça acredita que produtos mato-grossenses, como grãos, carnes, óleo de soja, milho e girassol, algodão, bioenergia (biodiesel, etanol), ouro e diamante terão a ampliação do mercado. Isso sem contar a redução das distâncias para a aquisição de alguns insumos, bem como a intensificação do turismo.

O processo de integração de Mato Grosso com os demais países da América do Sul começou em abril de 2016, quando o governador, junto com uma comitiva de representantes do governo e de segmentos econômicos para discutir ações conjuntas para melhoria dasegurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Oceano Pacífico.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114