» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sexta, 15 de junho de 2018, 10h37

Governo participa de reunião para discutir logística integrada da América do Sul


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça, está representando Mato Grosso no Encontro Internacional Ministerial do “Corredor Bioceânico da Integração”, que acontece em Lima, Peru. O objetivo do evento é dar publicidade aos estudos feitos por consultorias e entidades sul-americanas sobre a situação das vias e as possibilidades logísticas para ligação intermodal dos países da América do Sul.

Conforme a programação, a reunião começa nesta sexta-feira (15) às 9h e já estão confirmadas a presença de integrantes dos governos do Uruguai, Bolívia, Peru e Chile. Além da análise de conjuntura, Mendonça esclarece que será uma oportunidade de captação de recursos para as obras, que incluem a construção de pontes, rodovias e ferrovias a longo prazo.

Na lista de possíveis investidores estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e entidades da União Europeia. “Mato Grosso construiu todas suas rotas de comércio em direção ao Leste e deixou o Oeste nas costas. Hoje, apesar de fazermos fronteira com muitos países, não temos logística para manter uma relação. O resultado disto é o contato muito mais próximo com compradores da China e do Estados Unidos, do que da Bolívia, por exemplo”.

Com o fortalecimento do corredor, Mendonça acredita que produtos mato-grossenses, como grãos, carnes, óleo de soja, milho e girassol, algodão, bioenergia (biodiesel, etanol), ouro e diamante terão a ampliação do mercado. Isso sem contar a redução das distâncias para a aquisição de alguns insumos, bem como a intensificação do turismo.

O processo de integração de Mato Grosso com os demais países da América do Sul começou em abril de 2016, quando o governador, junto com uma comitiva de representantes do governo e de segmentos econômicos para discutir ações conjuntas para melhoria dasegurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Oceano Pacífico.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114