Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Quarta, 20 de junho de 2018, 18h05

TRE-MT oferece curso de Direito Eleitoral para estudantes da Universidade Federal


Em uma iniciativa inédita, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está ministrando curso de Direito Eleitoral para 50 estudantes de Direito da Universidade Federal (UFMT), como forma de contribuição à formação dos estudantes, visto que aquela faculdade não conta com esta disciplina em sua grade curricular. O curso, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral, acontece em parceria com o Centro Acadêmico de Direito da UFMT.

As aulas começaram nesta segunda-feira (18/06) e se estendem até a quinta-feira (21), das 19h às 21h, na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral, no prédio do TRE-MT.

Durante o curso os estudantes recebem aulas sobre os seguintes temas: organização e competência da Justiça Eleitoral/etapas do processo eleitoral (ministrada pelo diretor geral do TRE-MT, Nilson Fernando Gomes Bezerra); convenções e registro de candidaturas (pelo diretor da Escola Judiciária e juiz-membro do TRE-MT, Ricardo Gomes Almeida); ações eleitorais (pelo juiz-membro Ulisses Rabaneda dos Santos); propaganda eleitoral (pelo juiz-membro Paulo Sodré); Ministério Público Eleitoral/captação ilícita de sufrágio (pela procuradora regional eleitoral Cristina Nascimento); direitos políticos e sistemas eleitorais (pelo servidor do TRE-MT, Carlos Cândido); recursos em matéria eleitoral (pelo juiz membro Antônio Peleja); e condutas vedadas a agentes públicos/abuso de poder nas campanhas eleitorais (pelo advogado Rodrigo Cyrineu).

A iniciativa foi elogiada pelos estudantes. "Pudemos notar um grande crescimento dos alunos, já que nossa grade curricular não prestigia um curso tão importante. Temos agora um instrumento de aprendizado extracurricular e fora dos muros da universidade, que proporciona uma melhor perspectiva de um ramo do Direito que é extremamente importante para a democracia do nosso país. É um curso que está contribuindo para o currículo de todos e é extremamente importante que todos os acadêmicos participem desta nova empreitada", disse Ângelo Bruno, estudante do 4º ano noturno da faculdade de Direito da UFMT.

O aluno Marco de Oliveira Santos, também do 4º ano noturno, concorda. "Esta é uma oportunidade ímpar que temos de entrar em contato com o Direito Eleitoral. Não há essa disciplina na nossa grade. Não apenas os estudantes de Direito, mas toda a população deveria se interessar mais pelo Direito Eleitoral e pelos temas afetos à Justiça Eleitoral".

O aluno Murilo Victório de Albuquerque viu o curso oferecido pelo TRE-MT como uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional. "Proporciona aos acadêmicos uma visão mais ampla de uma matéria que tem influência total na vida pública de todos os cidadãos".

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114