Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 05 de julho de 2018, 14h25

Deputados asseguram no Ministério da Saúde a liberação de mais médicos para Tabaporã


O deputado estadual Silvano Amaral (MDB), por intermédio do deputado Valtenir Pereira (MDB), conseguiu no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (4), a garantia de mais médicos para atender as demandas do município de Tabaporã, que sofre com a escassez de profissionais da área para atender a grande demanda da Gleba Nova Fronteira, zona rural do município. A iniciativa do parlamentar atende ao pedido do prefeito Sirineu Moleta e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Eduardo Cavalieri (o Marcelinho).

A previsão, de acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Abdalla, é de que os especialistas cheguem ao município em setembro deste ano, após edital que regulariza a contratação dos profissionais pelo governo federal, dentro do Programa Mais Médicos. Vale ressaltar que os 290 médicos já estão hospedados em Brasília, participando do módulo de acolhimento previsto na 2ª fase do cronograma do edital SGTES nº 12, de 27 de novembro do ano passado.

Na reunião, Abdalla explicou ao deputado Silvano, ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores de Tabaporã que este trâmite é necessário para a seleção dos profissionais, como já feito anteriormente, para o fortalecimento da saúde pública em todo o Brasil. “Com o trabalho de cada um aqui, estamos colaborando com o crescimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), levando mais profissionais e mais saúde a todos os cantos do Brasil”, ressaltou Rogério Abdalla.

O deputado Silvano relatou a situação da Gleba Nova Fronteira e pediu ao secretário Abdalla atenção especial à comunidade rural, que tem sofrido por falta de atendimento mais célere. “Se na cidade as pessoas já sofrem para receber atendimento médico pelo sistema público de saúde, imagina quem mora na zona rural? As dificuldades são ainda maiores, porém, depois desta reunião saímos daqui otimistas e convictos de que até setembro, como garantiu o secretário Abdalla, a realidade de Nova Fronteira seja diferente e positiva”, destacou Silvano.

Segundo Valtenir, além de Tabaporã, outros municípios de Mato Grosso receberão o suporte através do programa Mais Médicos. “Nesta quarta, especificamente, viemos para tratar de Tabaporã, mas temos atendido reivindicações de diversos municípios do estado nas mesmas condições. Entendemos como prioridade Tabaporã por se tratar de uma comunidade rural em que o acesso é muito mais difícil. O deputado Silvano nos relatou essa situação e de imediato reportamos ao ministério, que já sinalizou positivamente ao nosso pedido”, explicou Valtenir Pereira.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114