Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 20 de julho de 2018, 20h56

Curso Direito Eleitoral e Justiça Eleitoral para jornalistas será realizado neste sábado


O curso é aberto aos profissionais de assessoria de comunicação de candidatos/partidos políticos e aos que trabalham em redação. Já foram registradas quase 150 inscrições para o evento.

O objetivo sanar as dúvidas referentes às mudanças na legislação eleitoral, nas áreas de propaganda eleitoral e prestação de contas; discorrer sobre combate à corrupção eleitoral (caixa 2 de campanhas eleitorais); informar sobre como encontrar pautas de forma ágil e segura; e expor os principais números das Eleições 2018. Além disso, os comunicadores poderão conhecer mais sobre a tramitação dos processos na Justiça Eleitoral.

O Secretário Judiciário Breno Gasparoto e sua equipe vão demonstrar o funcionamento do mural eletrônico onde serão disponibilizadas a partir de 15 de agosto, em tempo real, as decisões judiciais. Eles também mostrarão a forma de acesso ao Processo Judicial Eletrônico, por onde vão tramitar as principais ações eleitorais neste pleito, inclusive os registros de candidaturas.

O Diretor Geral, Nilson Fernando Gomes Bezerra, vai apresentar o orçamento das eleições, as medidas adotadas pelo TRE para se adaptar à realidade de corte orçamentário, e a logística necessária para o pleito, o que inclui cerca de 100 locais de votação de difícil acesso em Mato Grosso.

O juiz de Direito Lídio Modesto, autor de um livro sobre o tema, vai discorrer sobre as principais alterações na legislação eleitoral em relação à propaganda eleitoral.

Os esforços da Justiça Eleitoral no combate ao caixa 2 de campanhas eleitorais, as parcerias firmadas com esse propósito, e o funcionamento do aplicativo CAIXA 1, ficarão a cargo do Coordenador de Controle Interno de Auditoria, Daniel Taurines.

O Secretário de Tecnologia da Informação, Luiz Darienzo, vai detalhar como funciona o processo eletrônico de votação e totalização dos votos, além do uso da ferramenta conhecida como JE-connect.

Os jornalistas também poderão tirar todas as dúvidas sobre as principais ações judiciais que tramitam na Justiça Eleitoral, por meio da apresentação do Coordenador Jurídico da Corregedoria (substituto), Carlos Luanga.

E a Procuradora Eleitoral Cristina Melo vai discorrer sobre condutas vedadas na área de comunicação, com informações úteis para os jornalistas que buscam fazer sempre melhor, sem ferir a legislação.

Ao final das apresentações será aberto espaço para perguntas. Todos os participantes receberão certificado expedido pela Escola Judiciária Eleitoral.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114