Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 08 de agosto de 2018, 10h18

Zeca diz que MPF confirmou o 'estelionato político de Taques'


.

O deputado Zeca Viana (PDT-MT), afirmou que o recente parecer do Ministério Público Federal (MPF) sobre a Caravana da Transformação confirmou que o projeto tem sido usado pelo governador Pedro Taques (PSDB) para fazer “politicagem”.

O documento, assinado pela procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, foi remetido à Justiça Eleitoral e pediu que Taques fosse multado por usar a caravana para fazer promoção pessoal e obter apoio político.

“Há tempos tenho dito isso e agora o MPF confirmou: o governador está usando a Caravana pra ganhar votos às custas do dinheiro
público. É um absurdo, um tapa na cara do contribuinte. O cidadão mato-grossense paga impostos para receber serviços públicos de qualidade, não para financiar campanha de reeleição”, criticou.

Zeca Viana registrou que apoia os serviços prestados pela Caravana, como cirurgias oftalmológicas, consultas médicas e expedição de documentos, mas apontou que o dinheiro tem sido gasto de forma indevida para o projeto de reeleição do governador.

“Em 10 caravanas, foram gastos cerca de R$ 35 milhões. Imaginequantas cirurgias a m ais, quantas consultas a mais, quantos atendimentos a mais a Caravana poderia ter feito se não tivesse torrado parte desse dinheiro com diárias de centenas de assessores e secretários, atos políticos e todo esse espetáculo midiático em prol da figura do Pedro Taques”.

PROMOÇÃO PESSOAL E APOIO POLÍTICO

De acordo com Zeca Viana, o próprio parecer do MPF deixa claro que Pedro Taques tem usado a caravana para se promover e obter apoio político nas regiões por onde o projeto é levado.

“O governador Pedro Taques escancaradamente usa a Caravana para tentar obter votos. É feito um estardalhaço em cada município visitado, com discursos eleitoreiros, reuniões políticas e todo tipo de artifício publicitário. O governador se aproveita da carência da população mais necessitada para ‘vender’ esses serviços, que nada mais são do que um dever do Estado, como se fossem grandes atos de gestão. Um verdadeiro estelionato eleitoral para promover a vaidade e, na verdade, a incompetência de Pedro Taques”.

O deputado mencionou que os números da Caravana mostram que, a cada edição, são pagas diárias a centenas de assessores, cujo número varia de 185 a 404. Só em diárias já foram gastos astronômicos R$ 2,8 milhões.

Zeca Viana registrou que boa parte desses assessores são comissionados e convocados apenas para atuar como “arroz de festa” do governador nos eventos.

“Os serviços oferecidos e o número de assessores que ficam passeando na Caravana não batem. Não adianta falar em crise e torrar verbas do Estado com diárias para essa gente bater palma e estender tapete. Esse pessoal é pago com dinheiro do contribuinte, e teriam que estar a serviço do Estado, não do ego inflado do governador. É preciso que o Ministério Público e o Judiciário acabem com essa imoralidade escrachada e fechem essa torneira que derrama dinheiro dos cofres públicos para beneficiar Pedro Taques, fazendo com que a Caravana atue em favor tão somente da população do Estado”, apontou.

De acordo com o parlamentar, o governador não só tem aplicado com irresponsabilidade o dinheiro da Caravana, beneficiando a si próprio em detrimento do povo, como também tem esquecido de oferecer o mínimo de dignidade à Saúde dos municípios, especialmente com os atrasos milionários nos repasses.

“Temos visto diariamente hospitais paralisando atendimentos, UTIs sendo fechadas, farmácias de alto custo sem remédios, unidades de saúde sem o mínimo de estrutura, liminares sendo descumpridas, e os repasses da Saúde atrasados nos 141 municípios", afirma Zeca Viana. "Eu costumava dizer que a Saúde em Mato Grosso está na UTI. Mas me enganei: nem UTI temos para colocar a Saúde mais. A Saúde terá que ir direto ao necrotério, torcendo para que tenha lugar para acomodá-la”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114