Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 10 de agosto de 2018, 10h26

Nilson Leitão protocola projeto que disciplina e cria a pesca esportiva


O candidato a senador, deputado federal Nilson Leitão (PSDB), protocolou um projeto de lei que distingue a pesca amadora da esportiva, estabelecendo critérios para cada um deles. Com o projeto, na pesca amadora o pescado não precisará ser devolvido para o rio, mas a pesca não pode ter, em nenhuma hipótese, finalidade econômica ou comercial.

Já a pesca esportiva, terá por finalidade a prática do ato desportivo, devendo obrigatoriamente o pescado ser devolvido a seu habitat.

De acordo com o parlamentar, a sustentabilidade da atividade vai além da soltura do pescado vivo, e compreende desde a escolha dos equipamentos de pesca até as técnicas e procedimentos adequados para minimizar os efeitos nocivos da captura dos peixes, com o objetivo de aumentar a sobrevivência dos exemplares capturados.

"A atividade pode ser considerada uma evolução na pesca amadora, porque amplia a conscientização de seus praticantes em relação à manutenção do meio ambiente e da preservação das espécies de peixes a serem capturados. É uma atividade ecologicamente correta, que possibilita a geração de renda por meio de turismo sustentável nas regiões menos desenvolvidas de nosso País", afirma Nilson.

Nilson Leitão lembrou que no Estado do Amazonas, por exemplo, a atividade de pesca esportiva movimenta cerca de R$ 70 milhões ao ano, sendo cerca de R$ 10 milhões apenas no município de Barcelos, onde a pesca do tucunaré açu atrai pescadores esportivos de todo mundo.

"A enorme biodiversidade de peixes e a variedade de ambientes de pesca (bacias hidrográficas, lagos, reservatórios de hidrelétrica e mais de oito mil quilômetros de costa), confere ao Brasil um enorme potencial para atrair pescadores do mundo inteiro. A atividade carece, entretanto, de apoio governamental e normas específicas que possibilitem a plena organização do segmento", finalizou o parlamentar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114