Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 30 de agosto de 2018, 15h46

Conselho recebe candidatos para debater a saúde no Estado


.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) recebeu neste dia 29 de agosto os candidatos a governo do estado para discutir temas da saúde como: organização das regiões de saúde a nível macro e micro, tecnologia da informação em saúde, atenção básica, hospitais e outros assuntos. Estiveram presentes os candidatos Mauro Mendes (DEM), Arthur Nogueira (Rede Sustentabilidade), Pedro Taques (PSDB), Wellington Fagundes (PR) e Moisés Franz (PSOL).

O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e possibilitou aos candidatos e profissionais de saúde discutirem sobre a saúde e também responderem a perguntas sobre o tema. Mauro Mendes enfatizou a importância dos repasses aos municípios em dia. Arthur Nogueira levantou a questão fundamental da tecnologia e capacitação da área. O atual governador Pedro Taques destacou o indispensável investimento na saúde e a importância dos filantrópicos. O Wellington Fagundes defendeu o municipalismo da saúde e a conclusão de obras. Já Moisés Franz discutiu sobre a interiorização da saúde e a importância do atendimento no interior do estado.

Na ocasião, o Cosems/MT entregou aos candidatos a governo do Estado uma carta com demandas recolhidas nas 16 regiões de saúde. "A carta é uma contribuição do Cosems para os governáveis do Estado, para auxiliá-los em seus planos de saúde. Nesta carta temos anseios, angústias e até propostas das Secretarias Municipais de Saúde", afirma a presidente do Cosems/MT Silvia Regina Cremonez Sirena.

A carta abrange temas como Organização Institucional, Tecnologia da Informatização e Comunicação em Saúde, Atenção Básica Resolutiva, Média e Alta Complexidade, Assistência Farmacêutica, Saúde Indígena, Saúde Mental, Transporte Sanitário, Consórcios Intermunicipais de Saúde, Vigilância em Saúde, Financiamento da Saúde, Judicialização, Programação Pactuada e Integrada – PPI e Controle Social.

O evento contou com a participação de autoridades em saúde como a Diretoria do Cosems, a Secretária Executiva de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) Fátima Ticianel, a Secretária Adjunta da SES/MT Maria José Vieira da Silva, Secretária Adjunta de Unidades Especializadas da SES/MT Siriana Maria da Silva, o Secretário Adjunto da SES de Políticas e Regionalização Cassiano Malheiros, o Prefeito de Guarantã do Norte Érico Stevan, o Prefeito de Juína Altir Peruzzo, o Prefeito de Porto Alegre do Norte Daniel da Itaquerê, o Prefeito de Juara Carlos Sirena, a vice-prefeita de Porto Estrela Vanda Santin Vagguin, o Vereador de Porto dos Gaúchos Celso Ortega, Secretários de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, Conselho de Gestores do Município de Cuiabá, Vereadores, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e colaboradores da saúde de várias regiões de Mato Grosso.

Segundo a Presidente do Cosems a ocasião foi oportuna para a discussão do panorama da saúde em Mato Grosso. "Esta reunião possibilita aos profissionais de saúde entenderem o que os governáveis estão pensando para a área. Uma oportunidade única para o debate sobre esse tema tão importante para a sociedade mato-grossense", aponta.

Ainda no evento foram entregues as premiações dos trabalhos premiados na Mostra Aqui tem SUS do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para os municípios de Mirassol D'Oeste, Porto dos Gaúchos, Sinop, Apiacás e Cuiabá. Para ter acesso a carta entregue aos governáveis acesse http://www.cosemsmt.org.br/app/uploads/2018/08/Carta-da-saúde-aos-candidatos.pdf. Mais informações com o Cosems/MT pelos telefones (65) 3644-2406 // (65) 3644-3914.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114