Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Quinta, 06 de setembro de 2018, 16h05

Fávaro se reúne com servidores do Detran para discutir melhorias do órgão


.

O candidato ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), acompanhado dos candidatos ao governo, Mauro Mendes (DEM) e ao vice-governador, Otaviano Pivetta (PDT), participou de uma reunião com servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-MT), na noite desta quarta-feira (05.09), em Cuiabá. Fávaro reafirmou seu compromisso com os servidores e relembrou a negociação feita no ano passado, quando firmou acordo com o Sindicato que representa a categoria (Sinetran-MT) e garantiu o fim da greve, que durava cerca de dois meses.

 

"Naquele período, eu estava ocupando o cargo de governador em exercício e, em apenas três dias, com um diálogo franco e verdadeiro com os representantes do Sindicato, os servidores nos deram um voto de confiança, encerraram a greve e retornaram ao trabalho", afirmou Fávaro. Durante a greve, que teve início em 11 de setembro de 2017, cerca de 10 mil atendimentos diários foram prejudicados pela falta de servidores nas 71 unidades do Detran no estado.

 

Na época, a presidente do Sinetran-MT, Daiane Renner, fez questão de ressaltar que Fávaro foi o único representante do governo que abriu diálogo com a categoria. "Ele foi o único que se prontificou a fazer uma proposta e assinar um compromisso por escrito, pois em 10 meses de negociação, o governo se recusava a assinar, apresentar qualquer proposta ou abrir uma discussão sobre a nossa tabela", informou Daiane.

 

Fávaro reconheceu a defasagem nos salários e a necessidade de retomar as negociações com a categoria, porém, complementou que o Estado estava acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal com a folha de pagamento e não poderia conceder reajustes. Na proposta, os servidores do Detran foram incluídos como prioridade na concessão de reajustes salariais, junto com profissionais da Saúde e da Segurança Pública, no texto da PEC, após o regime de recuperação fiscal do estado.

 

O vice-presidente do Sinetran-MT, Lucas Corrêa Lima, que participou da reunião de ontem, fez um manifesto aos candidatos e entregou um documento ao candidato Mauro Mendes com as reivindicações dos servidores. "Hoje, o Detran tem o segundo pior salário de todo o funcionalismo público estadual e isso precisa ser revisto, pois essa defasagem já existe há sete anos. Além disso, tem a questão da RGA, que nos afetou muito, e as condições físicas do Detran, que não condiz com a realidade de arrecadação do órgão, que é muito grande".

 

O candidato Mauro Mendes disse que vai avaliar todas as pautas apresentadas e, caso seja eleito, abrirá diálogo com a categoria. "Sou uma pessoa correta e justa, vou observar todas as reivindicações com muita atenção e respeito. Quando fui prefeito de Cuiabá, enfrentei desafios como esse e criei condições para que reajustes salariais pudessem ser feitos. Se for o escolhido para governar este estado, vou dialogar com a categoria com muita sinceridade e fazer o que for justo, correto e viável", garantiu.

 

Fávaro ressaltou ainda que irá auxiliar a categoria no que for possível. "O Detran precisa ser modernizado e é papel do estado fazer essa modernização. Quando tive a oportunidade de estar à frente da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), constatei de perto a qualidade dos funcionários públicos e fiz questão de conhecer e conversar com servidores de todas as áreas, pois eles conhecem os problemas e as soluções. No que puder, vou ajudar muito para que tenhamos servidores satisfeitos e dedicados a prestar serviços de qualidade ao cidadão".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114