Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 13 de setembro de 2018, 09h22

TRE-MT destaca necessidade de que propaganda eleitoral seja propositiva


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) solicitou aos candidatos que disputam as eleições 2018 para apresentarem mais propostas aos eleitores. Durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (12.09) junto aos advogados que representam as coligações partidárias, os juízes auxiliares da propaganda eleitoral em Mato Grosso, Paulo Sodré, e Jackson Coutinho, reforçaram a necessidade das campanhas evitarem ofensas entre os candidatos, sob pena de uma maior interferência do Poder Judiciário nas propagandas eleitorais.

“Queremos diminuir a litigiosidade da Eleição, reduzir a quantidade de ações impetradas devido às ofensas ou irregularidades na propaganda eleitoral. Sabemos que em muitos casos o setor jurídico não dialoga diretamente com o marketing das campanhas, mas pedimos aos advogados para conversarem mais com os candidatos sobre propaganda”, destacou o Paulo Sodré.

Para o juiz Jackson Coutinho, é notório que o jurídico é acionado quando o problema já aconteceu, e não de forma preventiva. “Os advogados conhecem a legislação, e, principalmente, os entendimentos no TRE-MT sobre cada situação. Está foi uma reunião de orientação, com o objetivo de evitar ataques e a divulgação de fatos que não são verdadeiros”.

A procuradora Regional Eleitoral, Cristina Nascimento de Melo, também esteve presente na reunião. Ela pontuou a competência do Ministério Público em fiscalizar a propaganda eleitoral, sendo que ainda reforçou que o órgão está aberto aos advogados. O magistrado, Mário Kono, completa o quadro dos juízes auxiliares da propaganda eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu 126 demandas de propaganda eleitoral referentes ao pleito de 2018, de junho a setembro deste ano. Somente nestes 11 primeiros dias de setembro, foram 40 novos processos. Das 126 ações, 47 já foram julgadas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114