Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Quinta, 13 de setembro de 2018, 16h14

Escolas poderão ter programa de acompanhamento para alunos com TDAH


O deputado José Domingos Fraga (PSD) apresentou Projeto de Lei 270/2018 que propõe a criação do programa de acompanhamento para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com o Transtorno do Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA).

A proposta, em tramitação desde a última terça-feira (11), define que o acompanhamento compreenda a identificação precoce, encaminhamento para diagnostico, apoio educacional da rede de ensino e terapia especializada na rede publica de saúde.

Outra norma adotada pela proposta é de as escolas da rede pública, com apoio da família e dos serviços de saúde existentes, garantirem o cuidado e a proteção ao aluno portador de TDAH ou TDA, visando desenvolvimento pleno em todos os aspectos durante a vida escolar.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que o TDAH é uma doença neuropsiquiátrica que atinge de 3% a 6% das crianças em idade escolar. “As crianças são desatentas, não conseguem se concentrar e agem de maneira extremamente impulsiva. Também perdem suas coisas com bastante freqüência”, explica o Zé Domingos.

O deputado justifica ainda que a identificação do TDAH, apesar da existência do transtorno desde o nascimento, aparece mais facilmente na idade escolar. Segundo Zé Domingos, “é o período da vida da criança que exige mais concentração e disciplina. Inúmeros meninos e meninas têm o problema e terminam, especialmente por influência de seus familiares, não se tratando”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114