Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 17 de setembro de 2018, 16h51

Revista Veja aponta MT acima da média no Ranking de Competitividade dos Estados


.

Mato Grosso melhorou. É o que aponta a edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisas e análise que edita a revista inglesa The Economist.

De acordo com o levantamento publicado na revista Veja desta semana, a gestão Pedro Taques (PSDB) foi responsável por colocar o Estado acima da média nacional em eficiência, num período marcado pela maior crise econômica e fiscal que o país atravessou nos últimos anos. Das 27 unidades da federação, Mato Grosso está em 11º no ranking, subindo uma posição em relação ao ano passado.

A nota é calculada de 0 a 100 levando em conta 10 pilares e vários indicadores que sustentam cada pilar. Mato Grosso está acima da média em 6 pilares: potencial de mercado, educação, sustentabilidade social, segurança pública, solidez fiscal e eficiência da máquina pública.

Mato Grosso se destaca em Potencial de Mercado com nota de 65,1 enquanto a média nacional é de 38,1 e está em 7ª posição no país. Já em Eficiência da Máquina Pública, Mato Grosso está em 9º lugar com nota de 75,6, enquanto a média brasileira é de 64,1.

O Estado também sobressai com nota de 76,7 em Solidez Fiscal, 58 em Segurança Pública, 64,8 em Sustentabilidade Social e 56 em Educação.

Ajuste fiscal e combate à corrupção - Desde 2015, a gestão de Pedro Taques tem tratado os recursos públicos com seriedade, cortando custos, promovendo reformas administrativas e inovando para tirar Mato Grosso da crise que o país enfrentou.

Por meio do fortalecimento do papel da Controladoria Geral do Estado (CGE) e a instituição do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) foi possível constatar irregularidades de R$ 1,03 bilhão em contratos. Para evitar o desperdício de dinheiro público, a gestão do tucano repactuou contratos e tem buscado o ressarcimento de desvios de recursos.

Com o dinheiro recuperado da corrupção, Pedro Taques conseguiu construir uma escola Estadual, um batalhão do corpo de bombeiros, o novo centro de reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), comprar equipamentos para Gefron e Bope, equipamentos de tecnologia para a Segurança Pública, reformar o Hemocentro e aquisição de 12 ônibus escolares.

O ajuste fiscal promovido desde o primeiro ano de mandato possibilitou ainda investimentos importantes em segurança pública. O portal Mira Cidadão mostra que o Governo de Mato Grosso desde 2015 já investiu R$ 4,894 bilhões no setor. Segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso é o terceiro Estado que mais investiu na área de segurança. Na educação, os investimentos estruturais fizeram com que Mato Grosso avançasse em todos os indicadores do Índice de Desenvolvido da Educação Básica (Ideb), divulgados em setembro deste ano.

Implantada em 2016, a Caravana da Transformação já teve 14 edições em diferentes microrregiões de saúde do estado. Segundo dados da administração estadual, até o momento, foram realizadas 66.409 cirurgias oftalmológicas, sendo 52.323 de catarata, que devolve a visão aos cidadãos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114