Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 18 de setembro de 2018, 22h36

Marrafon apresenta ações e propostas para a zona rural


Como secretário de estado de Educação e Planejamento, Marco Marrafon (PPS) colocou em prática diversas ações e projetos que beneficiaram comunidades que vivem na zona rural em todo o estado de Mato Grosso. Em entrevista à Rádio Alternativa FM, de Várzea Grande, nesta segunda-feira (17), o ex-secretário e candidato a deputado federal prestou contas de sua gestão no Governo do Estado e também apresentou o que pretende fazer para beneficiar essa parcela da população, caso seja eleito no pleito deste ano.

Durante um ano e dez meses em que permaneceu à frente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marrafon deu atenção especial à melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura das escolas rurais, revitalizando, reformando e climatizando diversas unidades.

Além disso, o projeto Muxirum da Educação, implantado durante sua gestão, está alfabetizando 11 mil jovens e adultos de áreas rurais em 31 municípios mato-grossenses.

Agricultura Familiar

Marrafon criou ainda o projeto Pró-Hortas Escolares, realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), que consiste na implantação e manutenção de hortas em 42 escolas estaduais do campo, distribuídas em 20 municípios. O programa tem como objetivo capacitar os alunos para utilização de metodologias integradoras voltadas às boas práticas para o desenvolvimento da produção sustentável.

"Eu defendo que toda a metodologia de ensino e a questão pedagógica sejam pensadas a partir do olhar do campo. Uma agricultura familiar desenvolvida, sustentável, vai projetar esses estudantes como profissionais do futuro", frisou Marrafon.

Seguindo este pensamento, o ex-secretário deu suporte à realização de projetos na escola agrícola do município de Terra Nova do Norte, onde os alunos estudam, trabalham, cozinham e aprendem uma profissão.

"É uma escola de ensino médio onde eu autorizei a implantação de uma grade diferenciada. A escola possui um ensino médio de quatro anos e esse período é alternado. Eles permanecem em um sistema de internato por uma semana e na outra semana eles vão às suas casas, nos sítios ou fazendas, para aplicar o que aprenderam na escola", explicou Marrafon.

Quilombos

Marrafon também deu início ao processo de estadualização da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, que irá transformá-la na primeira escola quilombola de Poconé, atendendo à principal reivindicação da comunidade.

Firmou ainda parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a oferta de cotas para quilombolas nas vagas remanescentes. "Buscamos basicamente três coisas: melhorar a infraestrutura das escolas, a qualidade do projeto pedagógico e assegurar a preservação cultural", frisou.

Caso seja eleito deputado federal, Marrafon irá atuar junto ao Ministério da Educação para aumentar a oferta de bolsas de pós-graduação a professores e estudantes quilombolas e melhorar a qualidade do transporte escolar.

O candidato defende também a implantação de uma política digna de agricultura familiar e vai buscar apoio dos Ministérios da Cultura e Turismo para assegurar a proteção, preservação e incentivo ao fomento da cultura quilombola, gerando emprego e renda às comunidades de todo o estado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114