» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Sexta, 21 de setembro de 2018, 18h57

Diretor do TRE-MT participa de evento com ministro do TCU sobre governança no setor público


A eficiência na gestão dos recursos públicos, em especial na sua aplicação no Poder Judiciário, foi o tema de uma palestra realizada nesta sexta-feira (21.09) pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. “Na maioria das áreas, o dinheiro público não é bem aplicado. A falta de governança não é exclusiva à União, está em todos os níveis. O Brasil tem dificuldade no crescimento porque não tem um bom planejamento como um todo”. O evento foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, e reuniu representantes dos tribunais de Contas, Justiça e Eleitoral.

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Nilson Bezerra, foi um dos participantes do evento. Ele destacou que o tribunal possui desde fevereiro de 2016 sua Rede Interna de Governança, com objetivo de proteger o patrimônio público e os valores da Justiça Eleitoral, consolidar um modelo de gestão amplo e otimizado; identificar, tratar e direcionar as questões estratégicas; focar as ações e estratégias do Tribunal em resultados para os cidadãos e usuários dos serviços; gerenciar riscos; desenvolver a capacidade e a eficácia do corpo diretivo do Tribunal; e envolver efetivamente os stakeholders na gestão.

“As decisões gerencias no TRE-MT são adotadas de maneira colegiada. Trata-se de um mecanismo que reduz a possibilidade de ações equivocadas, uma vez que várias pessoas avaliam os impactos de cada decisão, sempre com foco em ampliar e melhorar as entregas realizadas pelo tribunal”, destacou Nilson.

O ministro do TCU destacou que no geral, os órgãos públicos apresentam baixos níveis em quase todos os componentes de avaliação, como treinamento, avaliação de gestores, planejamento e metas de desempenho, o que prejudica a qualidade dos serviços públicos.

A maioria dos órgãos pesquisados pelo TCU (55,4%) está em um nível inicial de boas práticas de governança. Já 37% apresentaram nível intermediário, enquanto apenas 7,6% estão em nível aprimorado.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114