Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 04 de outubro de 2018, 13h25

Nilson Leitão quer incluir temas como ética, moral e cidadania na grade de ensino


Deputado federal e candidato a senador pelo PSDB, Nilson Leitão tem atuado no Congresso Nacional para à inclusão na grade de ensino curricular das colégios de Ensinos Fundamental e Médio temas relacionados à garantia de princípios como moralidade, civilidade, cidadania, participação cívica e ética. Para ele, a verdadeira transformação que o Brasil precisa passa, indispensavelmente, pela reforma da educação.

"O Ministério da Educação já homologou a nova base para os Ensino Infantil e Fundamental e estamos em fase de elaboração para o Ensino Médio. Isto em decorrência da nova Lei que reformulou o Ensino Médio no Brasil de 2017, aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, não podemos perder o momento de incluir um importante tema transversal para ser abordado nas escolas de formação básica - a educação moral e cívica", indicou.

Para o candidato a senador, o país precisa avançar para além da garantia de acesso e permanência na escola. "É necessário que os sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagem a todos os estudantes, com garantidas igualdade na educação básica e preparação para o exercício da cidadania, sendo responsabilidade do Ministério da Educação a qualificação e formação específica dos professores para o tema", pontuou Leitão.

Entre os temas abordados pelo proposta a inclusão de debates acerca do dos direitos da criança e do adolescente; educação para o trânsito, ambiental, alimentar e nutricional; processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; direitos humanos e as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; bem como saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, financeira e fiscal, trabalho, ciência, tecnologia e diversidade cultural.

A Constituição Federal garante que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. E será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento do ser humano e seu preparo à cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. "No tempo em que frequentava escola, cantávamos o hino nacional antes de entrar na sala de aula. Hoje isso já não acontece mais. Tenho certeza de que formaremos cidadãos melhores ensinando valores que nos conduzam ao caminho da ordem e do progresso", concluiu.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114