» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Quarta, 10 de outubro de 2018, 08h36

PL garante mais chances de ser aprovado na prova prática de habilitação


Mario Mauricio Caverni Friedlander
.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de Lei nº 276/2018, que pretende dar às pessoas que estão tirando a carteira de habilitação (CNH) mais chances de serem aprovados na prova prática exigida para obtenção do documento. A proposta é de autoria do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD).

Se aprovado, o PL garantirá aos candidatos o direito de realizar até três vezes a prova prática, desde que eles tenham pago o documento de arrecadação do Detran/MT. Segundo o texto, o benefício será válido para a pessoa cujo CPF consta no boleto. Assim, em caso de reprovação no teste, o candidato terá ainda outras duas oportunidades de fazê-lo sem custo adicional.

Segundo o deputado José Domingos Fraga, a proposta “tem o intuito de corrigir uma grande injustiça que diversos candidatos passam ao iniciar em Mato Grosso o processo para ter a primeira habilitação de motorista”. Ele afirma que às vezes a reprovação acontece por um simples abalo emocional momentâneo diante da presença do instrutor ou até mesmo por excesso de rigor pelo examinador. Um exemplo disso é quando o motorista deixa o veículo desligar ao iniciar o trajeto da viagem, aponta o parlamentar.

A presidente do Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de Mato Grosso (Sindauto), Niceias Arruda, avalia que a medida é “muito boa para o candidato”. Ela lembra que muitas vezes o aluno não é aprovado na primeira tentativa ao fazer a prova prática. “Para fazer a prova de novo é cobrado um valor que não é baixo”, destaca. De acordo com Arruda, os CFCs costumam cobrar entre 200 e 250 reais para cada tentativa. “Onera um pouco o candidato”, conclui.

O projeto de lei ainda será votado na comissão de mérito e na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além do plenário. Caso seja aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto do governador.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114