» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Quinta, 11 de outubro de 2018, 14h55

Sapezal respeita limites constitucionais nos repasses à saúde e educação


A gestão de Sapezal respeitou os limites constitucionais relacionados aos investimentos nas áreas de saúde, educação e repasses ao Poder Legislativo, bem como aqueles relativos aos gastos com pessoal e limites do Fundeb. Esse fatores contribuíram para que o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, na sessão de terça-feira (09/10), emitisse parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo do município, referentes a 2017 (Processo nº 172871/2017).

O município destinou 27,94% da receita vinculada para as ações e serviços públicos de saúde e 35,36% da receita vinculada para a manutenção e desenvolvimento do ensino. Em relação aos recursos do Fundeb, o município destinou 83,93% da respectiva receita na valorização do magistério e, ao Poder Legislativo, repassou o correspondente a 6,41% da receita legalmente prevista, o que equivale a R$ 5 milhões.

O Poder Executivo gastou com pessoal o equivalente a 49,20% da Receita Corrente Líquida (RCL), obedecendo ao limite previsto pela Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Porém, utilizando a metodologia da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, que considera o IRRF sobre a folha de pagamento de pessoal para aferição da Receita Corrente Líquida, os gastos com pessoal representam o percentual da RCL de 50,41%, atingindo o limite prudencial previsto na LRF.

Diante desses números, o relator das contas anuais de governo de 2017 de Sapezal, conselheiro interino João Batista Camargo, fez recomendações e determinações ao atual gestor municipal, Valcir Casgrande. Entre as determinações ele deve encaminhar ao TCE-MT, em 60 dias, o plano de providências para melhorar os índices dos indicadores da área da saúde e da educação no atual e próximos exercícios. Deve ainda manter o montante de despesas total com pessoal do Poder Executivo abaixo do limite prudencial.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114